abr
13
Postado em 13-04-2013
Arquivado em (Artigos) por vitor em 13-04-2013 00:08

==========================================================

OPINIÃO POLÍTICA

Apoio, dengue, Imbuí

Ivan de Carvalho

1A. Uma notícia boa. De acordo com nota do jornalista baiano Leonel Rocha, na revista Época, o PP da Bahia, comandado pelos deputados Mário Negromonte e João Leão, avisou ao governador Jaques Wagner que o partido apoiará um candidato petista ao Palácio de Ondina, desde que ele seja o senador Walter Pinheiro. O PT, que bom, tem a chance de ganhar o apoio do PP se escolher Pinheiro para candidato a governador.

1B. Uma notícia ruim. O candidato preferido pelo governador Wagner à sua sucessão, como sabem Deus e o mundo, não é Pinheiro, mas o deputado Rui Costa, chefe da Casa Civil do governo e ex-secretário de Relações Institucionais. Costa é amigo-irmão de Wagner desde os tempos de sindicalismo no Pólo Petroquímico de Camaçari.

O senador Walter Pinheiro, que numa análise fria tem alguns trunfos para acabar sendo o candidato do PT à sucessão de Wagner (entre eles, o principal, mas não o único, é a vantagem do recall de duas eleições majoritárias recentes, uma para prefeito de Salvador, em 2008, perdida e outra para senador, em 2010, vitoriosa), não somente não é o nome predileto do governador como está muito longe disso.

Pinheiro também não é o nome preferido do ex-presidente Lula. Na época que explodiu o escândalo do Mensalão e o governo petista de Lula, então no seu primeiro mandato, foi aplastrado ao rés do chão, o na época deputado federal Walter Pinheiro, que tinha bastante destaque na bancada, não deu um pio em solidariedade ao chefe máximo e a seu governo, intensamente bombardeados pela oposição na CPI dos Correios e em todas as ruas e esquinas do país. Pinheiro chegou até a levantar a hipótese de deixar o PT. Lula nunca o perdoou por uma razão muito simples, já explicitada por Hélio Bicudo, quando falava de seu próprio relacionamento cortado com o ex-presidente: “Ele nunca perdoa”.

Na Bahia, o aspirante a governador preferido e apadrinhado por Lula e pelo próprio comando nacional do PT é o ex-presidente da Petrobras e atual secretátrio estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli. Mas no momento são escassos, quase esquálidos, os instrumentos com que conta Gabrielli para incrementar sua aspiração de suceder a Wagner. A Ponte João Ubaldo Ribeiro (Salvador-Itaparica) é a única coisa de visibilidade, mas, até onde a vista pode alcançar, só pode ter sua majestade observada mediante recursos digitais ou maquetes.

2A. Uma notícia ruim. A Bahia registrou, nos três primeiros meses de 2013, mais casos de dengue do que a soma de todos os casos notificados ao Ministério da Saúde pelos outros oito Estados nordestinos. Supondo que os nove Estados em foco hajam sido igualmente honestos nas notificações, temos uma situação realmente vergonhosa para a Bahia. Números. O balanço do Ministério da Saúde dá conta de 29.899 casos nesse período na Bahia, o que representa 63 por cento dos casos registrados no Nordeste. Também temos aí um aumento de 60,5 por cento dos casos de dengue na Bahia em relação ao mesmo período (os três primeiros meses) do ano passado. Há uma atenuante? Há. A Bahia tem, tomada isoladamente, mais gente que qualquer outro Estado nordestino. Portanto, tem mais alvos para os mosquitos aedes aegypti infectados. No entanto, vamos combinar: temos muito mais mosquitos também e isto não ocorre graças a Deus.

2B. Uma notícia boa. Conta o site bahiatodahora.com.br que, em seguimento a um processo iniciado em março, houve nova reunião – com a presença do vereador Euvaldo Jorge, do PP – para tratar da instalação do Conselho de Segurança do Imbuí, importante bairro de Salvador, pertinho do Centro Administrativo da Bahia. Estiveram presentes o comandante do 39º CIPM e a delegada titular da 9ª Delegacia de Polícia. O encontro reuniu dirigentes de associações de moradores. Ficou decidido que haverá “reuniões periódicas” para “debater e avaliar ações que possam aprimorar o policiamento no bairro”. A próxima reunião está prevista para segunda-feira.

A notícia parece boa. Mas aparências enganam. Se o bairro do Imbuí está criando um Conselho de Segurança é porque a coisa ali tá preta.

Comentários

vangelis on 13 abril, 2013 at 1:03 #

Quando o entomologista Dr.Nélio era o coordenador chefe da Funasa na Bahia havia o controle da dengue, o índice de infecção era muito baixo.
Aí apareceu um poderoso político que para acomodar um prefeito correligionário que havia perdido a reeleição convoca-o ao seu gabinete, que se situava num pasquim local, para solicitar-lhe que pusesse o cargo de chefia da Fundação à sua disposição, todavia, ele poderia continuar prestando os seus serviços ao político tendo em vista que este era um leigo na área de saúde.
Com tempo de serviço suficiente para aposentadoria Dr.Nélio declina do posto e da condição de se tornar a “Rainha da Inglaterra”, educadamente comunica ao poderoso chefão que estaria entrando para o time dos vagabundos de FHC.
Agiu com muita moderação para não mandar às favas o capo de tutti capi.
Seria interessante se o Dr.Nélio pudesse revelar os episódios dessa área da saúde desse passado recente que reflete hoje negativamente de forma tão contundente…


rosane santana on 13 abril, 2013 at 9:48 #

Caro Ivan, estou com dengue. Em Teixeira de Freitas, onde me encontro, informações oficiosas dão conta de um número alarmante de casos com óbitos não notificados. Tive os sintomas na quinta-feira, dia 11. Procurei o hospital público local (Hospital Regional), recomendado para registro e diagnóstico do problema. Lá não havia um médico sequer, entre as 18 e as 20h30min. E, se tinha, não deu as caras. Fui embora. Muito tonta e com náuseas, liguei para amigos que tiveram a doença e tomei por conta própria Tylenol e muito água. Dia seguinte, dirigi-me ao Centro de Diagnose do bairro São Lourenço, onde fui atendida por uma médica, muito solicita e educada por sinal, senhora Nycole, tomei dois litros de soro e fui encaminhada para o Laboratório Central, onde realizeui exames de sangue. Não tenho planta, água acumulada em lugar algum dentro de casa. Aqui o medo é grande, principalmente porque um dos mortos pela do0ença foi um grande empresário local.


regina on 13 abril, 2013 at 16:01 #

Rosane, estimo melhoras!!!!


rosane santana on 14 abril, 2013 at 15:58 #

Obrigada, Regina. Estou precisando mesmo!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: