ago
11
Postado em 11-08-2011
Arquivado em (Artigos, Gilson) por vitor em 11-08-2011 23:55


===============================================

Mártires e Heróis

Gilson Nogueira

Toca o Trio Los Panchos, Contigo Aprendi. Um céu azul-silêncio, quase primavera, com nuvens róseas algodão-doce,brincando de aquarela, nas bordas da Lagoa do Abaeté e do Aeroporto, que já foi Dois de Julho, forma parte do quadro de tristeza espelhada na enorme tela de nylon a bailar na fachada de um prédio em construção, na Avenida Euclydes da Cunha, bairro da Graça, em Salvador.

Caminhando, por ali, há pouco, percebi, ao vento, um grande lenço branco, de mais de 70 metros de comprimento, por 40 de largura, tremular um adeus monumental aos nove heróis da vida que morreram, no início desta semana, aqui, na capital, após o elevador em que estavam, no edifício que construíam, despencar de grande altura.
Meu Deus!

A tragédia, com os conterrâneos, repercute, até agora, e faz o festeiro povo da Bahia parar para chorar – e rezar -, em manifestação de sua dor pela perda dos briosos operários do imóvel em construção, como, também, anonimamente, solidarizar-se com os familiares, companheiros de trabalho e amigos dos mortos.

Eles, os nove trabalhadores, vítimas da fatalidade, lídimos representantes da gente que faz do seu suor e do seu talento a argamassa de um Brasil com vergonha na cara, são, agora, merecedores de homenagens póstumas de todos os tipos e credos e devem ter, já, erigido, em sua memória, um monumento, feito com o coração, de granito, em praça pública, sob a forma do sol, já que, de algum modo, a luz daqueles homens continuará a iluminar o trabalho de cada dia.

A suposta quebra do eixo da roldana que sustentaria os cabos de aço do equipamento seria uma das causas da tragédia. Que seja feita justiça, então! E que os governos municipal e estadual lembrem-se de mandar providenciar, urgentemente, sem burocracia, o local adequado, para colocar o monumento aos mártires da construção civil.

Gilson Nogueira é jornalista

Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: