fev
28
Postado em 28-02-2011
Arquivado em (Grazzi, Newsletter) por vitor em 28-02-2011 23:17


Mercado do Produtor: sem carroças
Foto: blog Carlos Brito

======================================================

GRAZZI BRITO

Direto de Juazeiro

O Mercado do Produtor de Juazeiro, um dos maiores entrepostos comerciais do país, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o quarto no ranking nacional em movimentação de hortigranjeiros, mais uma vez é alvo de polêmica.

A atual administração municipal vem tentando promover mudanças e modernizar o funcionamento do entreposto de referência no Nordeste, implantando desde o final do ano passado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que inclui além da sanidade dos alimentos, as instalações elétricas e espaço físico apropriado, a partir de termo celebrando entre o Município e o Ministério Público do Estado.

A polêmica gira em torno do uso de carroças no Mercado que foi proibida pela administração a partir de hoje dia 1º março. Não será mais permitida a entrada e circulação de carroças com tração animal em suas dependências, que deverão ser substituídas por carrinhos padronizados.

De acordo com a direção do mercado, essa é uma exigência de adequação com a legislação federal sanitária, sendo que sua desobediência poderá acarretar severo ônus para todos que descumprirem tais comandos normativos, além de graves implicações criminais. “A mudança é uma necessidade detectada pela Vigilância Sanitária e o Ministério Público da Bahia devido a uma questão de sanidade e segurança alimentar. Infelizmente ninguém antes resolveu tomar essa atitude por causa de transtornos políticos, mas a atual gestão com a preocupação de fazer o diferencial trará para cada indivíduo que usa o entreposto alimentos saudáveis, valorização profissional e melhores condições de trabalho”, explicou Justiniano Félix (Tiano), gerente operacional do entreposto.

Como lembrou Justiniano, a atitude trouxe transtornos políticos para atual gestão municipal, sob comando do PC do B, responsável pela administração do entreposto. A oposição pegou a carona dos carroceiros e mandou seu recado “Diante do impasse entre Poder Público e carroceiros, a bancada de oposição da Câmara Municipal de Juazeiro defende a retomada da discussão (…) os benefícios de alguns não devem causar prejuízos a tantos outros. Assim, as melhorias aventadas precisam abranger o entendimento comum, porque assimilados por todos elevam-se as chances de se favorecerem ambas as partes.”, apoiaram os vereadores de oposição, em nota, encabeçados pelo vereador José Carlos Medeiros (PV), ex-líder do governo na câmara, fazendo seu atual papel de oposição.

Grazzi Brito é jornalista, colaboradora do BP, mora em Juazeiro, na margem baiana do Valo do Rio São Francisco.

Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: