nov
01
Postado em 01-11-2010
Arquivado em (Crônica, Regina) por vitor em 01-11-2010 11:44

Depois de Schwarzenegger a Califórnia…

…escolhe entre Jerry e Meg

==================================================

CRÔNICA/ MUNDO

DEPOIS DO BRASIL, A CALIFÓRNIA

REGINA SOARES
Direto de San Francisco(Ca)Depois da eleição de 31 DE OUTUBRO no Brasil agora é a vez da Califórnia. Amanhã, 2 de Novembro estaremos dizendo “hasta la vista” a Schwarzenegger e escolhendo outro/a para botar no seu lugar.

Se vocês pensam que nossa tarefa é mais amena do que a escolha entre Dilma e Serra, se enganam.

De um lado, o Democrata Jerry Brown, velho político de carreira, ex-governador da época em que esta que vos fala desembarcava por essas terras. Do outro, a Republicana Meg Whitman, noviça na política, mas com extenso currículo no mundo dos negócios e economia, ex presidente e CEO da eBay de 1998 a 2008, multimilionária, já gastou perto de $142 milhões do seu próprio bolso para alcançar o governo de uma das regiões mais importantes dos Estados Unidos.

Nenhum deles entusiasma os californianos, que atravessam umas das piores crises econômica e altas taxas de desemprego.

A disputa é também acirrada, embora as pesquisas de intenção de voto assegurarem uma pequena margem a favor de Brown, Whitman está jogando tudo, além do dinheiro, na sua capacidade de reerguer o Estado Dourado.

Por ironia do destino, o voto latino poderá resolver essa parada. Aqui, podemos votar com antecedência e por correio, muitos dos votos já estão sendo computados, faltam os dos indecisos. Pelo que parece até aqui, Jerry tem motivos para estar “happy” e Meg “worried”.

Desinteresse geral, mas…

Dentre as proposições de leis, isso mesmo, nós, como eleitores, votamos em varias iniciativas colocadas na célula eleitoral através de abaixo assinados dos eleitores registrados, que, se alcançarem a maioria dos votos, passarão a ser lei, está a legalização, para uso recreativo, do uso da marijuana (cannabis), como o aborto, outro assunto com características “demoníacas”, e talvez possa levantar os ânimos, pró ou contra…é só esperar, pra ver…

Regina Soares, advogada, especializada em eleições nos Estados Unidos, veve há mais de 30 anos na Califórnia e mora atualmente em Belmont, na área da linda Baia de San Francisco, mas sempre de olho na sua não menos linda Baia de Todos os Santos.

Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: