mai
10
Postado em 10-05-2010
Arquivado em (Newsletter, Olivia) por vitor em 10-05-2010 11:36

João Candido: justo tributo

==========================================
MARIA OLÍVIA

Emocionante ver o nome de João Cândido Felisberto, o Navegante Negro – como prefere a dupla João Bosco/Aldir Blanc na belíssima canção – homenagem – não mais ligado a chibatadas, mas inscrito no primeiro navio feito pelo Estaleiro Atlântico Sul, encomendado pela Transpetro.

O presidente Lula esteve em Ipojuca (PE), na última sexta-feira, 7, para o lançamento do João Cândido, no Porto de Suape. Poucas matérias veiculadas em nossos meios de comunicação registraram que 92% dos funcionários do Atlântico Sul são de pernambucanos e que Suape é um porto e um distrito industrial de 14 mil hectares (o maior da Europa, Roterdã, tem 5 mil).

Ademais, o almirante – navegante negro já deu sua contribuição à história deste país, além da sua coragem, valentia e profundo senso de justiça e solidariedade humana. Hoje (com muito atraso) seu nome está lá, escrito em caixa alta na proa do primeiro petroleiro que marca a revitalização da indústria naval brasileira.

O nome do próximo navio será ‘Celso Furtado’, outra grande e merecida homenagem. Sim amigos, nós temos muitos heróis que estão adormecidos, nada mais justo do que resgatá-los, pelo bem da nossa História e do Brasil, sem ufanismos e nem partidarismos.

Maria Olívia é jornalista

Comentários

Diogo on 12 maio, 2010 at 12:25 #

É isso aí Olívia. Aliás, a Revolta da Chibata também está fazendo 100 anos.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: