Podem aplaudir: neste ano de 2017, uma década após a fundação do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a Orquestra Juvenil da Bahia se prepara para uma turnê que celebra estes primeiros 10 anos de triunfos e realizações (algumas consagradoras dentro e fora do Brasil) e mostra a excelência desses jovens músicos.

O NEOJIBA está anunciando e convidando para para o concerto de estreia, que acontece no dia 19 de julho (quarta-feira) no berço da Juvenil da Bahia: o Teatro Castro Alves, em Salvador, às 19:30.

A orquestra de jovens ainda se apresenta no dia 22 de julho (sábado) na Sala São Paulo. Dentro da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Juvenil da Bahia toca dia 23 de julho no Auditório Cláudio Santoro. Para fechar a turnê, os músicos sobem ao palco da Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 25 de julho.

Sob a regência de Eduardo Salazar e Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do Programa apresenta o Concerto para Piano nº 2, de Ludwig van Beethoven, Prélude à l’Après-midi d’un Faune, de Claude Debussy, e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich. As obras do repertório da turnê refletem três estilos contrastantes, com abordagens de interpretação e realização diferentes. Debussy será executada sem partitura e sem maestro, o concerto de Beethoven será apresentado no seu formato original, com o solista regendo do teclado, e a sinfonia de Shostakovich, que será regida por Eduardo Salazar, representa o lema que inspirou a criação do NEOJIBA: Tocar e Lutar. Salazar é um importante expoente do El Sistema, programa de orquestras venezuelano criado pelo maestro José Antonio Abreu em 1975.

SERVIÇO

SALVADOR
19 de julho (quarta), 19h30
Teatro Castro Alves – Praça Dois de Julho, Campo Grande
Ingressos: R$ 4 (inteira) / R$ 2 (meia)
Orquestra Juvenil da Bahia (NEOJIBA)
Ricardo Castro, regente e solista (piano)
Eduardo Salazar, regente

Comentários

Lucia Jacobina on 17 julho, 2017 at 14:04 #

Obrigada, Vitor, pela divulgação dessa turnê.
O programa está excelente.
Vamos todos ao TCA ouvir os jovens músicos baianos e os mestres!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: