abr
08
Postado em 08-04-2017
Arquivado em (Artigos) por vitor em 08-04-2017 00:24


Policiais evacuam a zona do atentado em Estocolmo.
Fredrik Sandberg EFE

DO ELPAIS

O terror apareceu sexta-feira na capital sueca. Um caminhão invadiu um

DO EL PAIS

O terror apareceu sexta-feira na capital sueca. Um caminhão invadiu uma das principais ruas comerciais de Estocolmo, a conhecida Drottninggatan, e atropelou uma multidão matando pelo menos quatro pessoas. “Existe um grande número de transeuntes feridos”, afirmou a Polícia. Pouco depois, o veículo, que foi roubado pela manhã, se chocou com a fachada da grande loja de departamentos Ahlens. O primeiro-ministro do país, Stefan Löfven, disse em sua conta no Twitter que “a Suécia foi atacada” e que tudo indicava ter sido um “atentado terrorista”. A Polícia cercou todo o centro da cidade e divulgou a imagem na qual se vê, ainda que não claramente, um homem encapuzado, de barba, calça azul escuro e camiseta branca que supostamente está relacionado com o ataque. Um homem vinculado ao ataque foi detido, segundo a polícia.

“Estou trancada no escritório e estou com muito medo”, relata por telefone com voz trêmula Hanna S., uma sueca de 31 anos que trabalha na mesma rua em que o caminhão acelerou e iniciou sua investida, aterrorizando a multidão que costuma se reunir nesse ponto da capital nas tardes de sexta-feira. É uma ladeira cheia de cafés, terraços e padarias artesanais. “Estávamos trabalhando e de repente ouvimos muito barulho e gritos. Quando olhamos pela janela vimos marcas de pneus no chão e muito caos. Um pouco mais tarde, um colega viu uma grande coluna de fumaça” resultado do impacto do caminhão contra o centro comercial. Corremos para verificar na Internet e logo ficamos sabendo o que aconteceu”, conta a moradora.

As imagens dos primeiros momentos do ataque divulgadas pela edição digital do jornal Aftonbladet são apavorantes. Entre os gritos dos moradores é possível ver um caminhão movendo-se rua abaixo à grande velocidade e levantando muita poeira em seu caminho. Os transeuntes se esquivavam como podiam e olhavam incrédulos a terrível cena. Nas imagens é possível ver várias pessoas, talvez feridas, estendidas no chão. “Existem vários mortos e um grande número de feridos”, informaram por telefone os serviços de segurança suecos. As equipes de emergência receberam as primeiras ligações de alerta às 14h53 hora local (9h53 de Brasília). A Polícia “está trabalhando intensamente” para esclarecer o ocorrido, declararam por telefone os serviços de segurança do país escandinavo.
autor ataque estocolmo

Na tarde de sexta-feira o caminhão percorreu várias centenas de metros dessa rua comercial e terminou por bater em uma das esquinas da loja de departamentos Ahlens. E justamente na parte de baixo da loja se encontra a estação de metrô T-Centralen, autêntico eixo central dos transportes da cidade pelo qual passam todas as linhas.

Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: