mar
03


DEU NO BLOG O ANTAGONISTA

Lula, Odebrecht e a Braskem: uma amizade profunda

O entrosamento de Lula e os Odebrecht sobre a Braskem pode ser exemplificado por um episódio relatado a O Antagonista e já publicado no site.

Vale rememorar:
Quando éramos reis

No fim de 2003, ainda início do governo Lula, Marcelo Odebrecht já exibia a outros empresários e executivos sua influência sobre o então presidente.

Na época, Odebrecht estava contrariado com o avanço da Rio Polímeros, petroquímica que estava sendo construída no Rio de Janeiro. O projeto era liderado pela Suzano, concorrente da Braskem (recém-criada pela Odebrecht com a compra do controle da Copene).

A nova unidade petroquímica teria uma grande vantagem em relação às da Braskem: utilizaria gás natural, uma matéria-prima bem mais barata que a nafta, utilizada pelas unidades da Braskem.

Durante uma reunião do conselho de administração da Copene, Odebrecht virou para o então presidente da Suzano (que também tinha participação na Copene) e disse:

– “Você não vai construir a Rio Polímeros, porque eu não vou deixar”.

Em seguida, ligou para Lula pelo celular e colocou o telefone na função viva voz para que Armando Guedes, então presidente da Suzano Petroquímica, escutasse:

– “Lula, é o Marcelo. Eu quero barrar a construção da Rio Polímeros. Você me apoia?”

– “Apoio”, respondeu o presidente.

Quando éramos reis (2)

Marcelo Odebrecht não barrou a construção da Rio Polímeros, mas a sua Braskem acabou se tornando dona dela pouco tempo depois.

A Rio Polímeros foi inaugurada em 2005. Menos de dois anos depois, foi adquirida pela Petrobras junto com os demais ativos da Suzano Petroquímica. O preço pago pela estatal à Suzano deixou o mercado boquiaberto: foram 84% de ágio em relação ao valor das ações da Suzano no dia da operação.

No ano seguinte, em 2008, a Petrobras realocou todos os seus ativos petroquímicos, incluindo a Rio Polímeros, na Braskem, que é comandada pela Odebrecht, não pela estatal.

No final, Marcelo Odebrecht conseguiu o que queria.

Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: