DEU NO BLOG POR ESCRITO ( DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

OPINIÃO

Mitos do tempo das conversas a distância

A moderna era digital trouxe três grandes enganos – e certamente muitos outros – com os quais a humanidade terá de conviver até o final dos tempos, que parece logo ali.

No início, previa-se a melhora, pela prática, da linguagem escrita, que piorou, porque não evoluiu na sintaxe nem na ortografia e ainda incorporou o vício das abreviaturas e supressões.

O segundo mito seria a elevação do nível de informação, decorrente da liberdade de expressão e do acesso praticamente universal ao espaço cibernético.

De fato, passou a haver maior facilidade de comunicação, pela capilaridade do sistema, mas, simultaneamente, como se constata no cotidiano, a internet é o vasto campo aberto da mentira.

As ações dos governos e das indústrias do setor não têm sido eficazes contra o que eles chamam de “conteúdos falsos”, que se disseminam, criando um clima de insegurança e confusão.

O resultado é a “recuperação” do poder da imprensa “institucional” como portadora da verdade – uma fonte conhecida e “confiável”, a ser questionada e mesmo responsabilizada em caso de desinformação.

Finalmente, e talvez seja este o aspecto mais sensível, as redes sociais não atenderam à expectativa de que seriam um fator de aproximação entre as pessoas, embora contribuam como instrumento de mobilização.

Na verdade, houve um distanciamento, alimentado pelo comodismo doméstico de monólogos dentro do pretenso diálogo, da opinião sem necessidade de retorno.

Os conflitos de natureza política, social, religiosa e até esportiva, de guerreiros encastelados, exacerbaram-se ante o estímulo frio das “plataformas” de vídeos e teclados.

Comentários

Daniel on 1 março, 2017 at 13:59 #

Pois é, há até quem diga que a pauta contra a corrupção é de uma burguesia antí esquerdista, pregue ódio à classe média e ameace de morte presidente legitimamente eleito, por não concordar com ele.


rosane santana on 1 março, 2017 at 16:17 #

Caro Luis, muito bom artigo.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: