jan
17


Padre Bernardino Padilha da Luz: Nordeste de luto

============================================

DEU NO G1

O monsenhor Bernardino Padilha da Luz, conhecido por Padre Bernardino, faleceu aos 90 anos, na noite desta sexta-feira (16). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital na cidade baiana de Juazeiro, vizinha a Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Segundo a irmã do pároco, Margarida Padilha, ele estava com pneumonia e tinha mal de Parkinson. “Estou em paz, meu irmãozinho era um santo e a vida dele foi toda dedicada para Deus. Desde os cinco anos de idade, tudo que ele pensava era em Deus, é um padre santo”, destaca.

Nascido em 12 de setembro de 1925 no município de Juazeiro, Monsenhor Bernardino teve parte de sua vida dedicada ao sacerdócio como padre na diocese da cidade. Um dos poucos com o título de monsenhor, uma honra conferida aos sacerdotes da Igreja Católica pelo papa.

=====================================
FUNERAL DO MONSENHOR BERNARDINO

A  Catedral de Petrolina, ainda em reforma, foi reaberta para abrigar o velório com o corpo do Monsenhor Bernardino Padilha da Luz, falecido no início da noite de sexta-feira(16).

O velório está aberto ao público. Às 16h deste sábado(17) acontecerá o ritual das exéquias (oração fúnebre) seguida pela missa de corpo presente e logo após sepultamento. Várias orações vão acontecer durante todo o dia.

============================================

BAHIA EM PAUTA TAMBÉM ESTÁ DE LUTO

Mesmo diante do desfecho natural e inevitável do ser humano, ainda mais alguém com 90 anos de idade, magnífica e exemplarmente vividos, um registro se impõe por justiça, admiração e reconhecimento: a morte do PADRE BERNARDINO PADILHA DA LUZ (tudo com maiúsculas como ele sempre mereceu) nos entristece profundamente. O Bahia em Pauta decreta luto, ao tempo em que exalta a vida e obra deste religioso católico e educador referencial do Nordeste.

Estudante do Colégio Dom Bosco, no fim da adolescência e começo da juventude, este editor do BP  foi aluno de Português e Literatura Brasileira do Padre Bernardino. Não haveria espaço suficiente, aqui, para expressar o quanto essa experiência significou de aprendizado específico na escola e dos ensinamentos de humanidade, ética e doação generosa, ao próximo, de uma vida inteira. Contribuiu assim, na formação de gerações e gerações . A minha em especial, evidentemente.

Jamais conheci um educador e pregador religioso de tamanha vocação e entrega. Choro com os petrolinenses , juazeirenses, pernambucanos, baianos e nordestinos a sua partida. E exalto o seu exemplo.

Lembro com emoção do encontro de despedida, quando deixei Petrolina para continuar os estudos em Salvador. Um abraço forte e o conselho:”Precisa crescer e ser santo, para salvar o mundo, meu filho”.

Na parte que me toca, preciso confessar que não foi bem assim, querido Padre Bernardino!  Mas guardo sempre seus exemplos ao longo da vida. E sei que a sua santidade na vida e na obra nos encherá a todos de graças. Adeus, mestre e amigo.

(Vitor Hugo Soares)

Comentários

vangelis.a on 18 janeiro, 2015 at 16:12 #

PADRE BERNARDINO
Nada é eterno exceto a eternidade do Deus Pai.
Enquanto vivo for ficará para o resto da existência a boa lembrança do dialogo infantil com o Padre Bernardino:
- A sua benção Padre Bernardino…
Em resposta ele metia a mão no bolso da batina preta e dizia:
- Abra a mão meu filho e abaixe a cabeça que vou lhe dar um Santinho e lhe benzer…
Depois da benção saía correndo com a alegria infantil de quem ganhou aquele Santinho como troféu.
Que o Senhor acolha nos seus braços esse servo, que tão bem O representou.
R.I.P.


vitor on 18 janeiro, 2015 at 19:07 #

O santinho era uma gravura de Domingo Sávio, o santo salesiano apresentado como exemplo e modelo aos jovens pela Ordem famosa de religiosos educadores. Às meninas, padre Bernardino presenteava com uma gravura de Maria Goretti.Bem lembrado, juazeirense Vangeliis. Juazeiro, na Bahia, aliás, era a terra do Padre Bernardino. Aos quatro anos ela foi morar em Petrolina, onde tornou-se um dos maiores nomes da igreja e da educação em Pernambuco.


vangelis.a on 18 janeiro, 2015 at 22:10 #

Isso mesmo VHS.
Dr.Pacífico da Luz, prefeito de Petrolina, teve uma prole dedicada ao sacerdócio. Padre Bernardino tinha outro irmão Padre também já falecido, cujo nome não me lembro, duas irmãs Freiras. Seu outro irmão Alexandre era engenheiro, foi superintendente de produção na Petrobras, um dos profissionais técnicos mais integro dessa empresa ora espoliada por essa corja que está no poder. Alexandre faleceu há poucos meses…


Curso para Pastores on 19 maio, 2017 at 22:51 #

Padre Bernardino:Morre o religioso e educador católico simbólico de Petrolina, de Pernambuco e do Nordeste | Bahia em Pauta Sou pastor e fiz o curso Pregador Completo que vem me ajudando na divulgação da palavra de Deus! Se deseja preparar sermões sem complicação, você precisa saber o que está no Kit Pregador Completo. Uso e Recomendo a Amigos! Acesse https://goo.gl/bq3yhH e Saiba Mais
Curso para Pastores https://goo.gl/bq3yhH


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments: