QUE VIVA ESPANHA!

CRÔNICA/ VIAGEM

Para Vigo me voy. Espanha

Maria Aparecida Torneros

Quando fui a Vigo naquele maio de 2009, com três amigas, tinha como plano principal visitar a terra natal da minha avó Carmen Torneros da Silva em Orense.

Pegamos um vôo em Madrid direto a Vigo, cidade portuária que na minha história marca o embarque de minha avó para o Brasil no início do século XX em 1910 com destino ao Rio de Janeiro, Brasil.

Ficamos por ali uns 4 dias. Saímos em direção a Orense num coche alugado e passamos por muito lugares incluindo uma peregrinação a Santiago de Compostela.

Vigo é cidade desenvolvida da Galicia. Tem peculiaridades históricas. Uma delas, um grande monumento náutico em homenagem a Júlio Verne, autor de 20 mil léguas submarinas que dizem era um navegante que fazia paradas no Porto de Vigo.

Seus restaurantes são acolhedores e me lembro da delícia de sua Jamoneria. Especialidade presunto ou “jamon”.
Também a estátua imensa equestre no centro de uma praça principal destaca os cavalos alados encantadores.
Em seus bares tomei a caña um tipo de chope galego.

A proximidade com Portugal faz da sua cultura muito assemelhada à lusitana.
Depois de dias agradáveis deixamos Vigo rumo ao Porto por terra em confortável ônibus.

De Vigo trago boas memórias e aqueles ares marítimos de uma Galicia emigrante que exportou milhares de filhos para as Américas.

Cida Torneros, jornalista, poeta e escritora, mora no Rio de Janeiro, onde edita o Blog da Cida, porto primeiro deste artigo.

Um poeta da bossa que ultrapassa o tempo e ilumina o domingo de julho na Terra da Felicidade com seu canto!

BOM DIA!!!

(Gilson Nogueira)

DEU NO BLOG O ANTAGONISTA

Gilmar Mendes tenta adiar ou barrar voto impresso

O Estadão informa que a impressão do voto nas urnas eletrônicas em todo o País deverá custar R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos nos próximos dez anos, segundo projeção do TSE.

Ministros da Corte Eleitoral “acreditam que a reprodução do voto em papel vai provocar uma série de transtornos a partir do ano que vem, como aumento nas filas e no número de equipamentos com defeitos”.

O novo modelo de urna custa US$ 800 (cerca de R$ 2.520), ante US$ 600 (R$ 1.890) do modelo atual, e o TSE estima que 35 mil unidades – de um total de 600 mil – deverão ser utilizadas já em 2018.

Em um esforço para adiar ou até mesmo barrar o voto impresso, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, tem discutido o assunto com Rodrigo Maia (DEM-RJ), e outras lideranças partidárias, segundo o jornal

Sid, no portal de humor gráfico A Charge Online

DO ESTADÃO/REPRODUZIDO NO BLOG DO NOBLAT

Pedro Venceslau, Gilberto Amendola e Valmar Hupsel Filho, O Estado de S.Paulo

Nesta quarta-feira, 19, o PT e o PC do B subscreveram em Manágua, capital de Nicarágua, a resolução final do 23.º Encontro do Foro de São Paulo, organização que reúne diversos partidos de esquerda da América Latina e do Caribe.

O texto defende a elaboração de uma nova Constituição que amplia os poderes de Maduro, exalta o “triunfo das forças revolucionárias na Venezuela” e diz que a “revolução bolivariana é alvo de ataque do imperialismo e de seus lacaios”.