DO CORREIO BRAZILIENSE

Programação segue até 30 de julho e conta com atividades presenciais e on-line. Inscrições podem ser feitas até o final do evento

GN
Giulia Neves*
 

A expectativa é de que cerca de 6 mil pessoas passem pelos quatro câmpus da UnB durante o evento - (crédito: Ed Alves/CB)

A expectativa é de que cerca de 6 mil pessoas passem pelos quatro câmpus da UnB durante o evento – (crédito: Ed Alves/CB)

A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina, começa no próximo domingo (24), e segue até o dia 30, na Universidade de Brasília (UnB). Com o tema Ciência, Independência e Soberania Nacional, o evento lança olhar para o bicentenário da Independência do Brasil além do grito do Ipiranga. Para a vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, a programação é uma oportunidades ímpar para o fomento de debates sobre como as ciências podem contribuir para a soberania do país. “Veremos o passado de forma ampliada e crítica e pensaremos o futuro por meio desse tema”, afirma ela. A edição também celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e os 60 anos da UnB.

A UnB sedia a reunião da SBPC pela quarta vez, desta vez com programação híbrida. Estão agendadas 117 atividades presenciais nos câmpus Darcy Ribeiro, Gama, Ceilândia e Planaltina, além de 110 virtuais, que serão transmitidas nos canais da SBPC, UnBTV e no YouTube. A expectativa de público durante o evento é de 6 mil pessoas, nos quatro polos.

Programação

A programação abrange 44 conferências, sendo 27 presenciais, 80 mesas-redondas (50 presenciais), 54 painéis (dois presenciais), 14 webminicursos, dez sessões especiais (presenciais), o lançamento de cinco livros — entre eles UnB – Anos 70 – Memória do Movimento Estudantil —, cinco exposições, um encontro (presencial) e uma assembleia (presencial). Para facilitar a escolha das atividades, a UnB separou a programação por temas. São 12 assuntos, divididos desde arte e cultura a ciência, tecnologia e inovação.

 O evento também disponibiliza uma programação paralela, a SBPC Jovem, entre 25 e 30 de julho, com atividades de incentivo ao contato com o conhecimento científico e a pesquisa para estudantes e professores da educação básica.
 A vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral
A vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral (foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

“A gente quer atrair o jovem para a carreira científica, muito desvalorizada atualmente”, diz Fernanda Sobral. A programação conta com outras atrações, como a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), Sessão de Pôsteres (apresentação virtual), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e SBPC Inovação.

Destaques

Durante uma semana, marcarão presença a na SBPC personalidades como Margareth Dalcolmo, referência em pneumologia e epidemiologia e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nilma Lino Gomes, pedagoga e primeira mulher negra do Brasil à frente de uma universidade pública federal, e Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) são alguns dos nomes confirmados.

Fernanda Sobral ressalta a importância dos temas e convidados escolhidos. “Pensar o ensino superior e a contribuição de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro com a criação das universidades é muito importante. A UnB vai rememorar suas lutas. Margareth Dalcolmo vem falar sobre o impacto da covid-19. Discutiremos economia brasileira, direitos humanos, política indigenista, a questão da fome e da insegurança alimentar e mudanças climáticas. Temos vários destaques”, afirma.

A expectativa de uma volta presencial, com público em peso, é grande. Após dois anos de edições virtuais, devido à pandemia, a 74ª edição do evento ganha destaque político, segundo a vice-presidente da SBPC. “A UnB está localizada na capital da república e comemora 60 anos. Além disso, há toda uma efervescência política em torno dos temas que serão debatidos pelo fato de estarmos na capital federal”, diz.

A cerimônia de abertura será no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e será transmitida a partir das 18h pelo canal da SBPC no YouTube. As inscrições para as atividades seguem abertas até o final do evento.

Confira a programação completa:

Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • julho 2022
    S T Q Q S S D
    « jun   ago »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031