jul
02
Postado em 02-07-2022
Arquivado em (Artigos) por vitor em 02-07-2022 00:52
Bahia Já - Política - PESQUISA IDEIA/EXAME: LULA TEM 41%; BOLSONARO 32%; CIRO 9%; DÓRIA 2%
2 de Julho presidencial: Lula,  Bolsonaro, Ciro…
Ficheiro:Foto oficial 2 de Simone Tebet.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre
…e Simone testam pulsar das ruas em Salvador.

ARTIGO DA SEMANA

2 de Julho (BA): Lula, Bolsonaro , Ciro e Tebet testam ruas  

Vitor Hugo Soares

As presenças anunciadas, neste sábado, 2 de Julho, em Salvador, dos três presidenciáveis melhores colocados nas pesquisas, às eleições de outubro – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta voltar ao Palácio do Planalto; Jair Bolsonaro (PL), o mandatário em campanha para continuar onde está, e Ciro Gomes (PDT), em sua terceira investida para ser presidente do país (além de Simone Tebet, que confirmou presença na última hora – produzem eletricidade em alta tensão e expectativas políticas na batalha de conquista das ruas, como não se via há décadas, nos festejos cívicos que celebram as lutas, na Bahia, pela Independência do Brasil do domínio de Portugal. Termômetro tradicional, no estado, para medir o grau de aprovação popular de gestores públicos e de candidatos.

Com pressa, e em meio a notícias de escândalos e estranhas transações nas quais o chefe anda encrencado nestes últimos dias, o ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), postulante ao Palácio de Ondina – em disputa com o ex-prefeito, ACM Neto (UB), disparado nas pesquisas, e Jerônimo Rodrigues, candidato do PT – veio na frente para confirmar: o capitão presidente fará visita de dois dias à capital e interior baianos, iniciada sexta-feira, com atos em Feira de Santana,  neste fim de semana das celebrações estaduais de sua maior data cívica nas ruas do corredor histórico entre Lapinha e Campo Grande, em desfiles populares, dos quais Bolsonaro, embora na capital, se manterá distante, segundo disse Roma em entrevista a uma emissora de TV.

“Costeando o alambrado” (para usar o dizer do falecido líder gaúcho, Leonel Brizola), O “mito”, no 2 de Julho, vai comandar a Segunda Motociata da Independência, invenção política,  e eleitoreira e empresarial (de vendedores e usuários de motos), da era bolsonarista. Apartada dos festejos históricos das lutas libertárias no Recôncavo e nos cerros de Cabrito e Piraja, em Salvador, nas ruas históricas, por onde transita o feérico carro conduzindo o Caboclo e a Cabocla, simbólicos heróis nativos dessas celebrações. Que também mede a aprovação (ou rejeição) popular aos governantes e candidatos aos diversos cargos.

A manifestação dos motoqueiros, chefiada pelo presidente da República, partirá às 9h de sábado, do Dique do Tororó, indo até o Parque dos Ventos, na praia da Boca do Rio. A tempo de Bolsonaro pegar um avião ainda com o dia ainda claro e embarcar de volta a Brasília.  

Lula, em Salvador, neste sábado, também não participará de atos às celebrações cívicas e populares da festa, incluindo o corpo a corpo dos desfiles do centro histórico, que o ex-presidente diz ser uma de suas predileções, na Bahia. O petista tem comício marcado na Arena Fonte Nova, “onde vamos mostrar a força do PT e de Lula na Bahia e no Nordeste”, disse o candidato a governador, Jerônimo Rodrigues. O comício, com as presenças do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner é denominado, nos convites e propaganda, de “Grande Ato da Independência.”
O candidato Ciro Gomes, sem muito a perder, podendo somar alguma coisa em sua luta, vem para o que der e vier. Coordenadores da campanha de Ciro adiantaram que ele participará do grande cortejo cívico no centro, próximo do ex-prefeito ACM Neto, candidato do UB a governador que, tudo indica, será o mais aclamado neste ano eleitoral. E mais a única candidata feminina, Simone Tebet, a incógnita que pode surpreender nas ruas. A conferir.

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail:vitors.h@.uol.com.br

Be Sociable, Share!

Comentários

Cida Torneros on 2 julho, 2022 at 8:54 #

Salve o 2 de julho dessa Bahia que segue lutando pela independência brasileira. Que juntos possamos nos libertar da fome, da desigualdade, dos preconceitos e de tantos ódios sem sentido. Um beijo carioca para meus irmãos e irmãs da Bahia.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • julho 2022
    S T Q Q S S D
    « jun   ago »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031