
- DO ANTAGONISTA
-
Pré-candidata do MDB ao Planalto disse que soluções a aumento de preços passam por maior Orçamento ou dividendo, mas principalmente por maior capacidade de refino
Simone Tebet (foto), pré-candidata do MDB ao Palácio do Planalto, disse nesta sexta-feira (17) que há mais de uma resposta para o problema do aumento no preço de combustíveis anunciado pela Petrobras durante a manhã. A senadora acredita que a questão envolve a falta de liderança entre os atores federais.
“Quem quer, resolve. Quem não quer, joga a culpa nos outros. A Constituição Federal dá saídas, no plural, para diminuir o preço dos combustíveis em situações excepcionais como agora, criando-se crédito extraordinário ou usando os dividendos da União”, escreveu, em seu Twitter.
Outra solução apresentada pela parlamentar é o subsídio a motoristas que usam diesel para trabalhar, como os caminhoneiros autônomos, e para os consumidores de gás de cozinha, que veem os preços também aumentando. No futuro, ela defende, a mudança teria de ser estrutural.
“A solução passará, no futuro, por ampliar a capacidade de refino nacional”, reconheceu a pré-candidata. “Isso, sim, ajudaria a termos combustível a preços compatíveis, mesmo quando houver escassez internacional.”