maio
27
Postado em 27-05-2022
Arquivado em (Artigos) por vitor em 27-05-2022 00:38

022

DO CORREIO BRAZILIENSE

A pesquisa desta quinta-feira (26/5) foi a primeira feita pelo instituto após os pré-candidatos Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB) desistirem de concorrerem ao Palácio do Planalto

RF
Roberto Fonseca
PG
Pedro Grigori
Td
Talita de So
 

 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press e AFP)

(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press e AFP)

Caso as eleições fossem realizadas nesta quinta-feira (26/5), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a corrida pelo Palácio do Planalto ainda no primeiro turno, com 48% dos votos. A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada hoje, apontou uma vantagem de 21 pontos de Lula contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 27% de preferência dos entrevistados. 

A vitória do ex-chefe do Executivo petista se daria por ter a maior parte das intenções de votos válidos, visto que todos os outros pré-candidatos, juntos, somam 40% da preferência dos entrevistados. Ciro Gomes aparece como terceira opção mais votada, com 7% dos votos. A porcentagem é a mesma para os entrevistados que afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.

O levantamento ainda registrou 4% de entrevistados que não sabem em quem votar. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) alcançaram 2% dos votos e Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), 1%. Já Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil), e General Santos Cruz (Podemos) não chegaram a 1% das intenções.

A pesquisa desta quinta-feira (26/5) foi a primeira feita pelo instituto após os pré-candidatos Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB) desistirem de concorrerem ao Palácio do Planalto. Feito entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5), o levantamento entrevistou 2.556 pessoas, acima de 16 anos, em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. 

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022.

De acordo com o Datafolha, a nova pesquisa não é diretamente comparável à anterior, realizada em 22 e 23 de março, por aplicar cenários distintos, excluindo pré-candidatos que deixaram a disputa e adicionando nomes que passaram a ser apresentados pelas legendas.

O desempenho de Lula também cresceu na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos pré-candidatos para os entrevistados. Ele foi apontado como preferência de 38% dos entrevistados, enquanto Bolsonaro foi lembrado por 22%. Em março, a intenção de votos nesta modalidade de pesquisa era de 30% para o petista de 23% para o chefe do Executivo.

De acordo com o instituto, a marca do petista é a melhor desde o início das pesquisas da instituição, em maio de 2021. Ciro foi lembrado por 2% dos entrevistados e Tebet, 1%. 

Preferência por Lula é maior entre mulheres, pretos, católicos e jovens 

O ex-presidente Lula tem maior capital de votos entre mulheres, com 49% das intenções ante 23% de Bolsonaro. Maioria dos eleitores entre 16 a 24 anos também preferem o petista: 58% deles votarão em Lula, contra 21% que darão a chance do presidente ser reeleito. 

Maioria de pretos (57%) e católicos (54%) também escolheram Lula para comandar o país pelos próximos quatro anos. 

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos