Gama Livre: Missa do jornalista político da Bahia Ivan de Carvalho
 
Ivan de Carvalho: imagem Gama Livew.
 
 GOLPE PESADO NO CORAÇÃO, APESAR DO CONFORTO AFETIVO DA MEMÓRIA: LOGO AO DESPERTAR NESTE SÁBADO, 7 DE MAIO, DE 2022, SOU COLOCADO EM TEXTO E IMAGEM, DIANTE DA RECORDAÇÃO AMARGA DA MORTE HÁ EXATOS 8 ANOS,  DO JORNALISTA IVAN DE CARVALHO, COLEGA E AMIGO INSUBSTIUÍVEL  O FACEBOOK LEMBRA, AO MESMO TEMPO – E REPRODUZ- , O TEXTO DE DESPEDIDA QUE ENTÃO POSTEI NESTE ESPAÇO, COM A CHAMADA:”MORRE IVAN DE CARVALHO, O COLUNISTA POTÍTICO (DA TRIBUNA DA BAHIA) QUE DEIXA A BAHIA SEM UMA DE SUAS REFERÊNCIAS  MAIORES E MELHORES NO JORNALISMO”. DE LÁ ATÉ HOJE O VÁCUO DA AUSÊNCIA E A SAUDADE  SÓ CRESCERAM. ABRAÇO CÉLIA, FILHOS E PARENTES DE IVAN – ENTRE ELES TACIANO DE CARVALHO , IRMÃO DE IVAN, BLOGUEIRO NO DF E AMIGO DO PEITO DO BAHIA EM PAUTA E DESTE EDITOR- E COMPARTILHO O TEXTO COM AMIGOS, LEITORES E OUVINTES DO BP (QUE TEVE EM IVAN UM DE SEUS PILARES). SAUDADE, IMENSA SAUDADE. (Vitor Hugo Soares)
=================================================

                       Ivan de Carvalho, Adeus

                       Vitor Hugo Soares

Morreu ontem a noite, no Hospital da Bahia, Ivan Lemos de Carvalho, ou simplesmente Ivan de Carvalho, como ele assinava há décadas a coluna política que escrevia diariamente para a Tribuna da Bahia, publicada também no Bahia em Pauta desde a fundação deste site blog.

O BP perde um esteio generoso, um guia seguro e uma âncora firme e resistente como o Carvalho do seu nome. A Bahia perde o seu jornalista político brilhante, culto, inteligente e capaz de se renovar a cada dia, na abordagem de temas no seu universo inesgotável de assuntos. Do dia a dia dos bastidores da política partidária e do poder na Bahia e no Brasil, aos discos voadores, os OVNIS, tema que ele dominava como poucos.

Tudo com informações fartas, texto atraente e cativante, éticos, críticos e não raramente autocríticos. Temperados sempre com fartas doses de bom humor, uma marca de Ivan, pessoal e profissionalmente falando.

O agravamento geral de antigos e novos problemas cardíacos e pulmonares, na saúde já delicada, apontava para o triste desenlace deste dia de luto e pesar do jornalismo baiano e nacional, pois Ivan de Carvalho ocupou, também, durante um período, a chefia da sucursal do Jornal do Brasil, em Salvador, onde trabalhava também este editor do Bahia em Pauta.

Aí foi sedimentada a forte amizade pessoal nascida na Faculdade de Direito da UFBA, fortalecida em muitos anos de batente de imprensa e convívio intenso, respeito e admiração intelectual. Ultimamente, até o seu mais recente internamento, os contatos por telefone eram praticamente diários, não raro madrugada adentro.

O prenúncio da partida veio através do telefonema de sua Célia, a amada, corajosa e leal companheira até o último suspiro, comunicando o estado crítico de Ivan.
Por volta das 22h chegou o e-mail de Taciano de Carvalho, editor do Blog Gama Livre, em Brasília, que vai transcrito na integra nesta madrugada de despedida:
“Vitor,
Meu irmão Ivan Lemos de Carvalho, seu amigo, acaba de partir na noite desta terça, 6 de maio de 2014. Estava internado desde o dia 26 de maio no Hospital da Bahia. O enterro será no Jardim da Saudade ás 15h30. Está previsto o corpo chegar ao cemitério às 10h30”.

Abraço,
Taciano Lemos de Carvalho


Na hora da morte, um viva à vida e ao exemplo de Ivan de Carvalho.
(Vitor Hugo Soares, editor, em nome de todos os que pensam e fazem o BP e em memória de seu cronista político maior)

Be Sociable, Share!

Comentários

Taciano Lemos de Carvalho on 7 Maio, 2022 at 22:05 #

Vitor, fiquei emocionado com a lembrança sua neste 7 de maio de 2022. É, eu sei, a lembrança de um grande amigo de Ivan, querido irmão meu.

Até hoje a minha saudade é grande. Mas eu acredito que Ivan onde ele estiver —e acredito que ele esteja no Reino do Senhor— sempre estará lembrando dos amigos. E você sempre foi um grande amigo de meu irmão.

Abraços, Vítor.


Marco Lino on 13 Maio, 2022 at 19:55 #

Senti muito a partida de Ivan. Escrevi muita bobagem a seu respeito e não tive tempo de desculpar-me. Lamento também, por não ter tido ciência de seu estado de saúde nem do internamento, não ter podido fazer uma visita para bater um papo.
Enfim, lamento e deixo aqui o registro.
Abraço, Vitor!
Marco Lino


vitor on 14 Maio, 2022 at 17:08 #

Taciano e Marco Lino

Ivan de Carvalho, além de amigo especial desde a Faculdade de Direito da UFBA, era uma pilastra de sustentação jornalística r intelectual do Bahia em Pauta desde a criação do site Blog. Uma das mais inteligentes, democráticas e pluralistas figuras que conheci. Sua partida segue sendo um baque para todos, os que concordavam ou não com suas ideias e seu lúcido pensamento. Forte abraço.EM Tempo: Marco Lino, seu retorno a este espaço do BP nos alegra a todos.


Marco Lino on 15 Maio, 2022 at 10:55 #

Você e a família Soares, Vitor, inclusive primos de vcs que conheci mundo afora, são pessoas das mais generosas que conheci.
Abraço!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Maio 2022
    S T Q Q S S D
    « abr    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031