Novas sanções esportivas foram impostas sobre a Rússia, em virtude da invasão ao território ucraniano. Na tarde desta segunda-feira (28/2), Fifa e Uefa tomaram a decisão conjunta de suspender todas as seleções e clubes russos de torneios internacionais. O impacto maior é sobre o elenco masculino, que ficará de fora da repescagem das Eliminatórias Europeias e, consequentemente, da Copa do Mundo do Catar, marcada para novembro e dezembro.
Com a suspensão por tempo indeterminado, a Rússia não participará da fase de repescagem das Eliminatórias Europeias que, automaticamente, exclui o país da Copa do Mundo do Catar. O esquadrão russo entraria em campo em 24 de março, quando receberia a Polônia em campo neutro. Os polacos, porém, garantiram que mesmo em campo neutro, não jogariam contra os russos.
Apesar da exclusão russa, não está confirmado se os poloneses avançarão automaticamente à final de sua chave na repescagem europeia. A decisão será tomada pela Uefa.
A proibição da Rússia nos campos de futebol pelo mundo acontece um dia após o veto aos jogos no país, torcida em campos neutros, além do uso da bandeira, nome e hino nacional russo.
“O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, emitiu a Fifa em comunicado.