PARA ILUMINAR
                                                Gilson Nogueira
Há muita gente pra chorar! Chorar no singular e no plural! Chorar em lágrimas de Choppin e de Luisinho Eça! Haja lágrimas, para dar conta do recado do coração! E memória de amor, por tudo e todos, enfeitada de gratidão!
Como, agora, ao ouvir Os Cariocas, em nova formação, tendo seu fundador na capa do CD que o Bahia em Pauta, do mestre do jornalismo o amigo e colega VÃtor Hugo Soares, baiano de fazer o chão tremer, com seus artigos demolidores, toca no Bahia em Pauta. VHS de histórias mil, como a da entrevista com Brizola, em fazenda do gaúcho no Uruguai, e de outras estrelas da PolÃtica, a exemplo de Ulisses Guimarães, um exemplo de homem público que mergulhou na Eternidade. Para iluminar o Brasil desobediente!
Pois é, saudade tem a ver, também, com o vento. De repente, ele bate ela. E, por isso, lembro de um tÃtulo do livro Você vai ver, saudade!, de Vicente PompÃlio, colega dos anos de Pólo, hoje, no Infinito, espiando a gente. Quem sabe, um novo livro, para ser psicografado? Meu coração prometeu-me dar um tempo na enxurrada de emoções e eu o desobedeço. Agora, por exemplo, a culpa são os meus CD de valor inestimável. Um deles tem Severino Filho na capa, com o tÃtulo Estamos aÃ, lembrando a foto que fizemos no Rio de todos os tons em um ano qualquer de minhas andanças por lá.
Outro, a cara de Antonio Carlos Jobim, o tom maior, em uma jóia batizada de Wave, tÃtulo que me faz sorrir lembranças mil. No embalo do som que combina com sol, céu azul e brisa brincalhona envio ao amigo e colega VÃtor Hugo, editor do Bahia em Pauta, mais uma tentativa de fazer alguém sorrir com o que sigo digitando. Toco nas letrinhas do meu celular carioca como se estivesse compondo uma canção para meter na cabeça do mundo que essa porra de guerra, seja ela qual for, desperdiça O Presente que Deus nos Deus. Vamos, portanto, lembrar que a Vida é bela. Com Bossa Nova fica melhor!
Gilson Nogueira, jornalista, é colaborador da primeira hora do Bahia em Pauta.