nov
06
Em carta, epidemiologista Cesar Victora diz que o governo ‘não apenas ignora, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva’
Acadêmicos renunciam a medalha de mérito científico após Bolsonaro revogar homenagens
Foto: Divulgação, Abrasco

O epidemiologista Cesar Victora (foto), da Universidade Federal de Pelotas, recusou nesta sexta-feira (5) o título da grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido por Jair Bolsonaro e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

A recusa é um protesto contra a revogação da medalha que o presidente havia concedido a dois outros cientistas, Marcus Lacerda e Adele Schwartz Benzaken, da Fiocruz. Lacerda liderou estudo que expôs riscos da cloroquina, e Adele é a autora de uma cartilha sobre riscos de infecções sexualmente transmissíveis para homens trans.

“A homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva não me parece pertinente”, escreveu Victora em carta aberta. “Como cientista e epidemiologista, tenho tornado pública, através de palestras e artigos científicos, minha completa oposição à forma como a pandemia de Covid?19 tem sido enfrentada por esse governo.”

O Globo informa que o historiador Luiz Felipe de Alencastro, agraciado pela comenda em 2001, anunciou nas redes sociais que também renunciaria a ela, como forma de protesto.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2021
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930