O tempo dirá

Por Gilson Nogueira

“Sempre foi assim, as coisas mudam com o passar dos anos. Não adianta reclamar. O tempo é implacável. Gostemos, ou não, a tal da ponte parece que vai ser erguida por cima da Baía de Todos os Santos.” O autor dessas palavras estava na fila do caixa de um supermercado na Barra em papo rápido com o autor dessas linhas quando alguém alertou que a fila tinha que andar.

O papo foi encerrado e meu conhecido dos velhos tempos de praia de Mar Grande deixou um palpite em sua despedida: ” Essa ponte vai dar zebra! ” Não deu tempo de prolongar o papo e fui para casa imaginando ter que descortinar a Ilha de Itaparica com um monstro de ferro, concreto e aço no meio do caminho.

Mais que uma obra de engenharia, a Capital do Berimbau será contemplada(?) com um equipamento que irá transformar, para sempre ( toc,toc,toc ), um dos mais belos cenários naturais do Planeta Terra em nome da modernidade. Falta-me fôlego técnico para avaliar os benefícios que a empreitada vai gerar. Sei, simplesmente, sem medo de errar, que a Natureza, em sua estética divina, será maculada. E o meu olhar sem pressa a contemplar a  Ilha lá e suas lanchas, saveiros e barcos tantos em festa líquida como será? Grande escultura virá transformar a paisagem milenar. Uma rima para chorar. ” Como fazer para impedir a destruição da paisagem? “, perguntou-me a moça na saída do centro de compras. “O tempo dirá”, respondi. ——————–

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador da primeira hora do Bahia em Pauta.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos