out
28
  • DO SITE O ANTAGONISTA

 

 

Estreia desta quarta-feira, a TV Jovem Pan News chega ao mercado com uma dura missão: procurar pontos de audiência em um cenário segmentado –– se contabilizarmos a Record News, que em algumas capitais é distribuída em sinal aberto, são cinco marcas dedicadas ao jornalismo –– e assolado por uma crise poucas vezes sentida –– a TV paga está em queda livre no mercado.

Em setembro, de acordo com a Kantar Ibope Media, a GloboNews foi a rede jornalística mais assistida do país, com 0,24 ponto de média. Vice-líder desse ranking, a Record News soma 0,14 ponto, o dobro da milionária CNN Brasil (0,07), que só ganha da BandNews (0,03) na medição integral.

Ainda que um ponto de audiência represente mais de 700 mil telespectadores, trata-se de um universo bastante restrito –– a RedeTV!, que vende mais da metade da programação para igrejas, tem 0,36 ponto, 50% mais público que a GloboNews. Há publicidade em volume suficiente para um player que nos primeiros relatórios de audiência tem mais chances de roubar centésimos de Record News e CNN Brasil do que da emissora líder?

Mais complicada que a concorrência é a situação da TV paga como um todo. Em setembro de 2020, os canais por assinatura respondiam por 5,2 pontos de audiência. Agora, abrangem 4,1 –– e a tendência, tanto pela pirataria como pela crise financeira, é que a taxa de espectadores derreta ainda mais, realçando as incertezas de um cenário apresentado aos leitores de O Antagonista na ocasião da estreia da CNN Brasil. Colocando os pingos nos is: vai fazer falta, muita falta, a desejada concessão da antiga MTV Brasil. 

Do ponto de vista de conteúdo, a TV Jovem Pan News repete boa parte dos conteúdos da rádio Jovem Pan e da plataforma Panflix. O humorístico “Pânico”, que trocou as subcelebridades da RedeTV! pelas subcelebridades do bolsonarismo, ocupará a faixa das 23h00 –– para a estreia, tem como atração a fuga de Jair Bolsonaro no embate com André Marinho. Até programas esportivos serão reaproveitados.

Principal grife do Grupo Jovem Pan, o “Jornal da Manhã” também foi içado à programação da TV Jovem Pan, em uma experiência que pode ser ingrata para ouvintes e telespectadores –– fazer rádio, TV linear e TV web ao mesmo tempo sem que nenhuma mídia seja prejudicada com atrasos de sinal é difícil, quase impossível. Visualmente, a rádio que quer virar TV ainda é um canal de rádio com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O primeiro relatório mensal de audiência com participação efetiva da Jovem Pan News será divulgado no início de dezembro.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos