set
21
Postado em 21-09-2021
Arquivado em (Artigos) por vitor em 21-09-2021 00:14
 RESTAURANTE PORTO DO MOREIRA: 80 ANOS DE UM ANCORADOURO DE ENCONTROS DE AMIGOS E INTELECTUAIS NA MELHOR TRADIÇÃO PORTUGUESA NA CIDADE DA BAHIA. SALVE, SALVE!!!
Descuidado e relapso leitor do Messenger que sou – além da visão cada vez mais precária, estreitada pelo avanço implacável da retinose pigmenta diagnosticada há alguns anos – só na manhã desta segunda-feira, 20 de setembro, bati com olhos no maravilho registro jornalístico e cultural sobre a passagem dos 80 anos do Restaurante Porto do Moreira, no feriado do 7 de Setembro passado. Apesar das circunstância citadas, descuido indesculpável deste editor do site blog  Bahia em Pauta, veterano frequentador do ancoradouro histórico, que até teve um de seus artigos em A Tarde  (sobre o sepultamento de Anísio Felix no Jardim da Saudade) colocado em moldura e pregado na parede da casa, por iniciativa e obra do generoso falecido amigo, Antonio Moreira. Reproduzo a pintura de texto do mestre Florisvaldo, neste espaço jornalístico e cultural do Facebook, com pedidos de desculpas aos leitores e ouvintes do BP pela falha. Viva o Porto Moreira. (Vitor Hugo Soares)
FILHOS ILUSTRES DA BAHIA: FLORISVALDO MATOS
OITENTA ANOS DO PORTO DO MOREIRA
 

Florisvaldo Mattos

 

“Hoje, neste Sete de Setembro, portento e reverenciado feriado nacional, acontece outro feriado, este baiano, também reverenciado, o dos 80 anos do tradicional Restaurante Porto do Moreira, um marco na vida cultural baiana, tantos foram e são os muitos também reverenciados frequentadores desta de muito consagrada originalmente portuguesa casa de repasto – políticos, jornalistas, magistrados, juristas, altos lentes da medicina, engenheiros consagrados, professores, poetas, romancistas, contistas, ensaístas, artistas plásticos, cineastas, atores e boêmios de todas as espécies. Basta lembrar que, nas décadas de 40, 50 e 60, rivalizava com o também consagrado bar Anjo Azul, já extinto. Para o devido registro, nada melhor do que reproduzir soneto da lavra do saudoso poeta Fred Souza Castro, que de muito emoldura uma de suas paredes cobertas de reverências outras, além do registro dessa magna data, que fez ontem o jornal Metrópole, com fulgente reportagem a cores. Salve, salve!

Parabéns
 
a Francisco Moreira e sua filha Cristina Moreira, hoje à frente deste suntuoso lugar, situado no Largo do Mocambinho (Rua Carlos Gomes), e a todos que o frequentam rendendo merecidas homenagens às fruições do gustativo, a que se juntam saudades do alegre e inesquecível irmão e sócio Antônio Moreira”.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2021
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930