ago
13
Postado em 13-08-2021
Arquivado em (Artigos) por vitor em 13-08-2021 00:06

Do jornal do brasil

.

Foto: Zzn Peres
Credit…Foto: Zzn Peres

Por JORNAL DO BRASIL

 

Fechado por conta da pandemia, o restaurante mais icônico do Rio de Janeiro reabriu na última terça-feira, 10. Em uma noite de casa cheia, sem aglomeração e seguindo todos os protocolos de saúde para a prevenção da Covid-19, o La Fiorentina recebeu artistas, intelectuais, jornalistas e clientes fiéis.

Em clima de celebração por ter vencido a crise e dado a volta por cima, o reduto da boemia carioca volta com novidades, mas sem perder o tradicionalismo. Parceiro da arte e da cultura, tendo apoiado mais de 500 espetáculos, é conhecido também pelas paredes com fotos históricas, pilastras autografadas e nomes de artistas e celebridades no cardápio. Com a pandemia mais controlada e o mercado começando a se recuperar, aliado à importância da Fiorentina como marca e local carioca, esta nova fase tem tudo para dar certo. A casa agora conta com novos sócios, frequentadores e apaixonados pelo local. Na noite de reabertura, Caio Bucker afirmou o compromisso em continuar com as parcerias culturais. “A Fiorentina vai continuar sendo um restaurante de excelência e seguirá fazendo seu papel sociocultural, apoiando espetáculos e shows, realizando pequenos eventos e fomentando a cultura e o turismo da cidade. Isso faz parte do desenvolvimento do Rio de Janeiro.”

Macaque in the trees
Caio Bucker e Mônica Benício (Foto: Foto: Zzn Peres)
Macaque in the trees
Dentre as novidades para esta nova fase, estão as opções veganas no cardápio (Foto: Foto: Zzn Peres)
Macaque in the trees
Por enquanto, a casa vai funcionar de terça a sexta a partir de 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados a partir de 12 horas (Foto: Foto: Zzn Peres)

Em maio de 2021, o Prefeito Eduardo Paes incluiu a Fiorentina, pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), na relação de bens imateriais da cidade e no Cadastro dos Negócios Tradicionais e Notáveis. Desde então, qualquer modificação no negócio precisa passar pelo aval do patrimônio. O decreto também permite que o município busque incentivos para conservação das características do ambiente e manutenção das atividades da casa. Esse foi o primeiro ato de reconhecimento público do local. A segunda medida é o Projeto de Lei nº 343/2021, de autoria da Vereadora Monica Benicio, solicitando o tombamento do restaurante por interesse histórico e cultural. Em seu discurso no evento, comentou que seu comprometimento é em defesa da cultura, e é muito simbólico mostrar que a cultura vive e pulsa na cidade. “A nossa mandata pediu o tombamento entendendo a importância que o La Fiorentina tem para a história da cultura do Rio de Janeiro. Essa noite de reabertura é histórica! São tempos difíceis, de muita resistência, e reabrir é um ato de resistência em tempos tão sombrios.”

  • The Daily Poster

    TOMBAMENTO DA FIORENTINA TRAMITA NA CÂMARA

  • The Daily Poster

    ARTISTAS PEDEM TOMBAMENTO DA FIORENTINA Por Jornal do Brasil

  • The Daily Poster

    PAES DÁ INÍCIO AO TOMBAMENTO DA FIORENTINA

Dentre as novidades para esta nova fase, estão as opções veganas no cardápio e uma carta de drinks exclusiva, além de novas assinaturas e homenagens. Por enquanto, a casa vai funcionar de terça a sexta a partir de 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados a partir de 12 horas.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos