Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Credit…Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Por JORNAL DO BRASIL

 

Após a derrota da Proposta de Emenda à Constituição que permitia o retorno do voto impresso nas eleições, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o texto será arquivado. A PEC do voto impresso foi a primeira derrota do governo com Lira à frente da presidência da Casa, que ele ocupa desde fevereiro.

“Queria agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto. E na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado”, afirmou.

A proposta do voto impresso recebeu 229 votos favoráveis e 218 contrários, além de uma abstenção. Por ser uma PEC, não bastava maioria simples: era preciso obter maioria qualificada, portanto, no mínimo 308 votos favoráveis em dois turnos de votação. Como não obteve número suficiente em primeiro turno, os destaques foram prejudicados e o segundo turno não precisou ser iniciado. (Anne Warth e Camila Turtelli/Agência Estado)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos