abr
29
Postado em 29-04-2021
Arquivado em (Artigos) por vitor em 29-04-2021 00:12
 

O ministro Walmir Oliveira da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho, morreu nesta quarta-feira (28/4), aos 63 anos, por complicações decorrentes da Covid-19. A corte decretou luto oficial de três dias.

Ministro Walmir Oliveira da Costa, do TST, foi vítima da Covid-19
Reprodução

O magistrado paraense integrava o TST desde 2007. Ele presidia a 1ª Turma e fazia parte da Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e do Órgão Especial.

Antes, havia atuado como assistente técnico, advogado, juiz do Trabalho substituto da 8ª Região, juiz titular das varas do Trabalho de Almeirim, Abaetetuba e da 1ª de Belém, juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e juiz convocado do próprio TST, antes de tomar a posse definitiva.

Também foi integrante da Comissão de Documentação e a Comissão de Jurisprudência e Precedentes Normativos do TST, conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), membro do conselho consultivo e vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Academia Nacional de Direito Desportivo.

Walmir presidiu a Associação dos Magistrados do Trabalho da 8ª Região e lecionou na Universidade da Amazônia, na Faculdade Ideal (PA) e no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Assinou artigos em diversas obras jurídicas e publicou livros sobre danos morais e jurisprudências do TST.

“Estamos todos muito tristes e lamentamos profundamente a morte do ministro Walmir, de forma tão precoce, para essa doença que já vitimou quase 400 mil brasileiros”, afirmou a ministra Maria Cristina Peduzzi, em nome da corte.

“Magistrado exemplar, de posição firme, contribuiu e se dedicou devotadamente à magistratura e à Justiça do Trabalho. Sua vida, tanto pessoal quanto profissional, sempre foi pautada e alicerçada pela ética, pela honestidade, pelo comprometimento, pelo respeito e pelo amor à vida, à família, à carreira e aos amigos.” Com informações da assessoria do TST

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos