mar
02
Projeto pretende criar 217km de ciclovias em Salvador | Vá de Bike
O absurdo pedala na Centenário
Gilson Nogueira

 Enquanto relaxo o corpo e a mente, aguardando o momento para tomar meu chá de cidreira, que desde a minha quarentena fluminense não o engolia, espio a escuridão sobre o mar da Baía de Todos os Santos, na altura do Morro do Cristo, na Barra. Em busca de  luz de alguma estrela, de algum avião chegando e de uma ideia para transformar em texto até o sono chegar. Ei-la: quero sugerir à Prefeitura Municipal de Salvador a fiscalização diária do movimento de bicicletas nas estreitas pistas que compõem parte do espaço de lazer da Avenida Centenário, notadamente no trecho ao lado dos jardins entre o edifício onde está localizado o Consulado do Uruguai e o contorno daquela bela área urbana, perto da curva  da Roça da Sabina e de um dos acessos ao interior do Shopping Barra.

Há poucos dias, Nossa Senhora dos Paleteiros salvou-me de uma queda provocada por um ciclista em uma bicicleta de corrida. O sujeito deu-me um susto ao passar colado ao meu ombro direito em velocidade inadequada para o lugar de lazer da população. O meu protesto, no ato, resumiu-se a um palavrão ouvido por um senhor aparentemente mais velho do que eu. Ele comentou: ” É um absurdo!

Comigo já aconteceu. Eu estava com minha patroa  e quase fomos jogados na pista de automóveis!”  “Foi Deus!  São uns imbecís!”, bradei, ao vento, o senhor já havia sumido e quem parecia ter visto a cena e ouvido meu protesto deve ter pensado: “Esse cara tá por fora! Salvador, hoje, ao sair-se casa, é um risco. A gente sai e não sabe se volta!” Com os meus botões da camisa Polo, que comprei em minha última viagem à terra de Biden, falei: ” Por incrível que pareça, a sugestão, para ficarmos em casa, nos protege da Porcaria e dos atletas do absurdo, como, por exemplo, de um ignorante sobre duas rodas!”                     

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador da primeira hora do Bahia em Pauta

 
 

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos