jan
23
Postado em 23-01-2021
Arquivado em (Artigos) por vitor em 23-01-2021 00:02
 

Indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada dos EUA é criticada pela senadora Simone Tebet (MDB-MS). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Economia

ROSANA HESSEL

 

Um dia após o rebuliço no mercado provocado pelo candidato do presidente Jair Bolsoanro à Presidência do Senado, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG),  a senadora Simone Tebet (MDB-MS), marcou reunião nir, na noite desta sexta-feira (21/01), com economistas das principais instituições financeiras do país com o objetivo de tentar tranquilizar o mercado e coletar propostas para a campanha da emedebista para o comando da Casa.

 

O encontro virtual é organizado pela economista e advogada Elena Landau, ex-diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e responsável pelo programa de privatização do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC).  A reunião será fechada à imprensa e estão confirmados economistas renomados como Armínio Fraga, Pérsio Arida, Edmar Bacha, Ana Carla Abraão, Ana Paula Vescovi e Mansueto Almeida, Mário Mesquita, entre outros.

A fala de Pacheco de ontem, sinalizando que pretende derrubar o teto de gastos — emenda constitucional que limita o aumento das despesas à inflação do ano anterior —  a fim de “sacrificar algumas premissas econômicas” para socorrer os mais vulneráveis em meio à pandemia mexeu com os mercados e fez a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) desabar mais de 1% e o dólar subir. Hoje, em meio às incertezas em torno do assunto e da crise política e das vacinas no país, por volta das 15h18, o Índice Bovespa, principal indicador da B3, rodava em torno de 116 mil pontos, com queda de 1,49%.

 

“A intenção de Simone Tebet é tranquilizar o mercado, assegurando respeito ao teto de gastos, ainda que a prorrogação do auxílio emergencial para a população menos protegida se faça necessária e urgente durante a vacinação”, destacou comunicado da assessoria da parlamentar.

A senadora tem uma candidatura dependente do governo e pretende apresentar aos economistas seu projeto, incluindo a retomada dos debates de pelo menos 11 projetos apresentados no Senado ao longo de 2020, focados no gerenciamento da crise do novo coronavírus e na redução de seus impactos econômicos.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a parlamentar está coletando sugestões para incluir na sua plataforma de campanha, que será apresentada à sociedade na próxima segunda-feira (25).

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos