jan
15
Mestre Gildo Alfinete | MUNDO AFRO

 

 ARTIGO 
Gildo Alfinete, um imortal da Capoeira

Gilson Nogueira

                         

Dentro de mim toca um berimbau. Ele anuncia que dia 16, agora, Mestre Gildo Alfinete estaria completano 80 anos de nascimento. Desliza uma lágrima em minha face, como se fosse ele dando uma rasteira no tempo e um recado para o mundo: A Capoeira Angola é imortal, façam tudo para preservá-la, como eu fiz! E uma lágrima enverga minha alegria ao pensar que não tenho mais aquele amigo para conversar.

Em cada frase do grande Gildo, um hino de louvor ao Mestre Pastinha, com o qual Gildinho, Gildão, o irmão que me honrava com sua amizade, viajou para exibir-se na África. Foram-se os anos de total dedicação à arte que empolgava o mundo do soteropolitano querido por todos os habitantes do Universo da Capoeira e ficaram seus discípulos que lutaram e lutam tenazmente para manter viva a Capoeira. Em uma tarde sem poder ir à Avenida Joana Angélica, para encontrar Gildo no antigo Lanches Santa Cruz, hoje, casa de jogos da Loteria Federal, a fim de sacudir os dados de uma boa prosa, a saudade deu-me uma rasteira. Gildinho não está mais lá!

“Calma, Migué, ouça esta voz!”, ouvi meu santo falar. É ele, que maravilha, exulto, ao ouví-lo no sotão de minhas melhores lembranças! É Gildo! Vivo! Em vinte frases dele, dez delas   remetiam ao imortal Pastinha, nosso gurú em carne, osso e alma. Os dois, agora, na Eternidade, trocam idéias e perguntam: “Como vai nossa Arte na Capital do Berimbau?” Sentindo o ventinho frio do final de tarde, no Centro de Salvador, uma idéia ocorre-me, em nome de Gildo, para oferecer à gestão do novo prefeito da Cidade da Bahia, o jovem Bruno Reis. É a seguinte: A Porcaria não está permitindo aglomeração de pessoas na Piedade, onde conversei com Gildoca pela última vez, ao vivo. ” Prefeito, que tal, edificar, naquele aprazível espaço público, este ano, o Panteon dos Mestres da Capoeira Baiana? Já estou vendo Gildo Alfinete dando um Rabo de Arraia! E aquele abraço em Bruno.             

Gilson Nogueira  é jornalista , colaborador da primeira hora do Bahia em Pauta

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos