nov
08
Postado em 08-11-2020
Arquivado em (Artigos) por vitor em 08-11-2020 00:44

DO CORREIO BRAZILIENSE

Democrata Joe Biden faz discurso conciIiador ao falar pela primeira vez como presidente eleito dos EUA

CB
Correio Braziliense

 (crédito: Jim Watson/AFP)

(crédito: Jim Watson/AFP)

“Este é o tempo de curar na América”, discursou Joe Biden, ao se dirigir à nação pela primeira vez como presidente eleito dos Estados Unidos, neste sábado (7/11). O democrata falou para apoiadores em Wilmington, no estado de Dellaware, em discurso transmitido para todo o mundo. “Deixem essa era de demonização na América começar a terminar aqui”, convocou.

Mantendo o tom de outras falas, Biden, que discursou antes de Donald Trump reconhecer sua vitória, prometeu governar para todos os americanos. “Fico honrado de ter sido escolhido. Serei um presidente que não tentará dividir, mas unificar. Que não vê estados azuis ou vermelhos, mas apenas os Estados Unidos da América. Trabalharei com o coração para ganhar a confiança de todos vocês”, disse. “Vamos dar um ao outro uma chance. É hora de olharmos nos olhos uns dos outros. E precisamos deixar de tratar nossos oponentes como inimigos.”

Logo no início, Biden ressaltou que se surpreendeu com a reação mundial que sua vitória gerou. “O que mais me surpreendeu foi ver nos Estados Unidos, e em todo o mundo, um derramar de alegria e esperança em um mundo melhor”, disse.

O democrata agradeceu o empenho da vice Kamala Harris, primeira mulher negra a chegar ao posto (“Não digam que algo é impossível na América”) e celebrou ainda uma inédita coalizão de forças que surgiu em torno de sua candiatura e reuniu até mesmo republicanos. Também celebrou a diversidade, citando “mulheres, homens, brancos, negros, asiáticos, heterossexuais e LBTIs”. 

Ele prometeu também resgatar o respeito ao meio ambiente e ouvir a ciência em seu governo. “Na segunda-feira, nomearei um grupo de cientistas e especialistas importantes como conselheiros de transição para ajudar a pegar o plano Biden-Harris e convertê-lo em um projeto real que começará em 20 de janeiro de 2021”, prometeu.

Classe média

Biden estava visivelmente otimista ao se dirigir à multidão socialmente distanciada, correndo pelo palco após uma introdução da vice-presidente eleita Kamala Harris ao som da música We take care of our own (Nós cuidamos dos nossos, em tradução livre), de Bruce Springsteen, ídolo que fala fundo à classe trabalhadora americana. 

“Busquei este cargo para restaurar a alma da América, reconstruir a espinha dorsal desta nação, a classe média, e fazer com que a América seja respeitada em todo o mundo novamente”, acrescentou. “O povo desta nação falou. Nos deu uma vitória clara, uma vitória convincente”, comemorou.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2020
    S T Q Q S S D
    « out    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30