nov
08
Postado em 08-11-2020
Arquivado em (Artigos) por vitor em 08-11-2020 00:47
Bahia em Pauta » Blog Archive » Janio Ferreira Soares: o choque de gerações no embalo da farra à beira do Rio São Francisco

ARTIGO

 

 

                                                         Almas perdidas e um recado da natureza pra Jair

 

                                                            Janio Ferreira Soares

 

 

A ideia é simples. Mas quando ela vem em forma de minifábula contada pela escritora polonesa Olga Tokarczuk (Nobel de literatura) e ilustrada pelos suaves rabiscos de sua conterrânea Joanna Concejo, a narrativa ganha uma espécie de selo pra poder frequentar o lugar onde vivem fadas, duendes e o famoso pó de pirlimpimpim, que ainda hoje me ajuda a voar quando Trump ameaça invadir minha paz só pra me insultar com seu biquinho de cloaca pós-ovo, dizendo: “Hei, old man from the river, fuck you!”.

Mas voltando ao livro, ele se chama A Alma Perdida (editora Todavia, 48 páginas) e, olhe o spoiler aí, conta a história de um sujeito que apesar de levar a vida viajando, jogando tênis e frequentando restaurantes, sente-se como se estivesse vivendo no vazio de uma folha de um caderno, cheia de quadradinhos repetitivos.

Anos depois, ele acorda num quarto de hotel sem conseguir respirar direito, sem saber exatamente em qual cidade está e sem lembrar como se chama, e aí percebe haver algo de muito estranho em sua vida. Desesperado, João (o passaporte lhe revela o nome) procura uma velha médica e fica sabendo que a razão de sua angústia é porque ele perdera a alma num dos muitos lugares por onde passou.

Assustado, ele pede mais detalhes e então a sábia doutora lhe explica que as almas surgiram num tempo em que o universo ainda não era tão acelerado assim e, portanto, elas não conseguem acompanhar aqueles que valorizam mais o corre-corre do que a calmaria.

Foi então que João, seguindo seus conselhos, mudou-se pra uma casinha nos arredores da cidade e lá ficou por longos meses à espera da alma perdida, até que um dia alguém bateu na porta e, depois de anos perambulando pelo mundo, lá estava ela, coitada, toda suja e arranhada, finalmente reencontrando o corpo que um dia perdera. Feliz e visando se assegurar de que isso nunca mais aconteceria, João enterrou no quintal todos seus relógios e malas. Dos relógios nasceram lindas flores. Das malas brotaram imensas abóboras, com as quais ele se alimentou durante muitos e muitos invernos.

Falando em alma desgarrada, na manhã de quinta-feira, o avião de Bolsonaro passou quase uma hora tentando furar as densas nuvens que, inesperadamente, fecharam o Céu de Paulo Afonso, como se formando um escudo antiestupidez. Ele pousaria aqui e depois seguiria de helicóptero até Piranhas (AL), onde inauguraria uma etapa do Canal do Sertão. Como não deu, seguiu pra Aracaju.

Já no dia anterior, quando o avião que o precede passou aqui em cima, uns dez cachorros que perseguiam uma cadela no cio partiram latindo atrás dele até a porteira e depois, cheios de moral, voltaram pra esbórnia, como se dissessem: “aqui não, seu capitão”. A natureza sabe das coisas. A Democracia resiste. Viva Biden!

 

Janio Ferreira Soares , cronista, é secretário de Cultura de Paulo Afonso, na margem baiana do Rio São Francisco.

Be Sociable, Share!

Comentários

Maria Aparecida Torneros on 8 novembro, 2020 at 6:13 #

Viva Biden sim! Viva a Democracia e a esperança. Viva a Ciência e o diálogo. Viva a esperança e a paz. Viva a saúde física e mental da humanidade!
Sobretudo, viva o sonho de um mundo menos desigual e um Brasil justo e conciliado. Abaixo discursos de segregação e ódio. Um voto de confiança a essa Democracia ocidental e republicana! O diálogo e o respeito são caminhos possíveis. Viva Biden, o moderado vivido e resiliente em sua vida pessoal e pública. Vamos reconstruir países e povos. Reconstruindo sonhos e trabalhando juntos!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2020
    S T Q Q S S D
    « out    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30