set
25
Postado em 25-09-2020
Arquivado em (Artigos) por vitor em 25-09-2020 01:01
Bahia em Pauta » Blog Archive » Joaci Góes: “Nada tão parecido com um conservador do que um esquerdista no poder”
 Artigo/Ponto de vista
Esquerdas e direitas 3
Ao jovem amigo Ângelo Calmon de Sá Jr!
O projeto da extrema esquerda, de caráter socialista-marxista, é o único dos cinco componentes do amplo espectro ideológico existente, no Brasil e no mundo, que nunca funcionou bem, resultando, sempre, na perda total de liberdade, fome e eliminação em massa dos dissidentes, ocasionando os dois mais numerosos genocídios da História, na Rússia Soviético-stalinista e na China Comunista de Mao Tsé-Tung. Os dois casos remanescentes de prática de esquerda autoritária são nada alentadores. Cuba, o país mais pobre do Continente Americano; Coreia do Norte, o mais pobre da Ásia, na região em que está situada. Esse juízo não se aplica aos dois segmentos democráticos da esquerda que buscam a redução ou eliminação das desigualdades materiais, sem nenhuma ou com parcial atuação do Estado como produtor econômico de bens e serviços, como é o caso dos países da Comunidade Europeia, social democrática ou não. No rol das nações desenvolvidas, a maioria oscila entre a prática das duas modalidades de esquerda democrática e da direita democrática, em função do equilíbrio das forças políticas que as representam, convivendo e alternando-se, democraticamente. Tal é o caso dos Estados Unidos, de todas as nações europeias, das nações ricas da Ásia, da Nova Zelândia e da Austrália.
O exemplo mais bem sucedido da extrema direita é a pequena República Parlamentarista de Singapura (com S ou com C), que, com um território menor do que a área da Baía de Todos os Santos e uma população inferior a cinco milhões de almas, tem uma presença no comércio internacional, pasmem, maior do que o Brasil. Compreende-se porque sua expansão territorial se realize pelo aterramento marítimo. A maioria de sua população descende de chineses, malaios e indianos. Localizada entre os oceanos Índico e o Pacífico, à porta de entrada no Mar da China, e uma das três cidades estados do mundo, ao lado do Vaticano e Mônaco, Cingapura, conhecida como a Londres do Oriente, lidera no processo de integração à economia mundial, figurando como recipiendária do maior volume de investimentos estrangeiros, per capita, do Planeta. Seu sistema educacional valoriza o pragmatismo de fazer e a meritocracia. Seu aeroporto transporta duas vezes e meia o número de passageiros de Guarulhos, o maior aeroporto brasileiro. Seu porto, um dos cinco mais movimentados do mundo, é o detentor de maior produtividade. É o quarto maior centro financeiro, o terceiro centro de refinação de petróleo e o segundo maior mercado de cassinos do Globo. Um dos quatro tigres asiáticos, ao lado de Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, seu sistema produtivo é voltado para a exportação. Seu IDH é de 0,85, um dos mais altos. Sua intolerância com a delinquência coloca-a entre os países que mais aplicam a pena de morte. O Banco Mundial considera Cingapura o melhor lugar para fazer negócios. Explica-se porque Cingapura sedia o maior número de famílias milionárias per capita do Planeta. Em razão do arejamento democrático provocado pela intensa economia de mercado, aí vigente, é cada vez maior a receptividade ao conceito de Cingapura como um país que evoluiu da direita autoritária para a direita democrática.
Por outro lado, o processo de passagem da China da extrema esquerda marxista para a extrema direita fascista, em fase final de transição, não tem qualquer perspectiva de retorno, sobretudo porque o país avança para se transformar no maior polo de concentração de capitalismo oligopólico, de que é prova o crescente número de bilionários ali existentes: perdendo, apenas, para os Estados Unidos, com a tendência a ocupar o primeiro posto nesse requisito num prazo estimado não superior a dez anos.
Os fatos, como são teimosos os fatos!
Joaci Góes é escritor, presidente da Academia de Letras da Bahia, ex-diretor da Tribuna da Bahia. Texto publicado nesta quinta-feira,24, na TB

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2020
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930