set
05
Postado em 05-09-2020
Arquivado em (Artigos) por vitor em 05-09-2020 00:03

DO EL PAÍS

O cantor, que quis ser jogador de futebol e acabou virando astro do reggaeton, bate recordes no YouTube com uma nova canção supostamente dedicada a uma ex-namorada que agora está com o craque brasileiro

Bogotá Maluma, convidado de honra do aniversário de Neymar.Maluma, convidado de honra do aniversário de Neymar.

Os caminhos do sucesso para uma canção hoje em dia parecem estar inevitavelmente ligados à polêmica. E Hawái, do cantor colombiano Maluma, teve a melhor exposição possível em seu lugar natural: as redes sociais. A canção do famoso artista de reggaeton de 26 anos, que fala de Instagram, publicações nas redes, ex-namoradas, férias e mentiras, virou tema da Champions League, com direito a Neymar cantando-a, e agora se transformou em uma das mais executadas e vistas dos últimos dias, com 116 milhões de visualizações no YouTube e o segundo lugar na parada global do Spotify.

Nesta quarta-feira, o colombiano fez o lançamento mundial de seu novo álbum, Papi Juancho, no qual essa canção está incluída, cujo refrão já não para de tocar: “Talvez não te falte nada, aparentemente nada, Havaí nas férias, meus parabéns, muito lindo no Instagram o que você posta, para que eu veja como você está indo”. Uma música supostamente dedicada à sua ex-namorada Natalia Barulich, que agora se relaciona com o próprio Neymar, astro brasileiro do Paris Saint-Germain. Nesta quarta-feira, o jogador anunciou que deu resultado positivo para a covid-19.

A polêmica sobre Hawái começou há duas semanas, durante a semifinal da Champions, e não parou mais. Primeiro foi Neymar, o jogador de futebol mais caro do PSG, comemorando a vitória naquele jogo e cantando em coro a canção de Maluma. Depois, o fechamento da conta do Instagram do cantor colombiano; os rumores de que estava irritado e por isso a eliminou intempestivamente, e a surpresa de seus cem milhões de seguidores, dos quais 53 milhões estão no Instagram.

Dois dias depois veio a final da Champions League, com a equipe de Neymar caindo diante do Bayern de Munique, um resultado que motivou memes e stickers que circularam pelo WhatsApp de milhões de pessoas. As supostas zombarias de Neymar a Maluma e o choro do jogador após a derrota na final terminaram vinculadas à confusão entre os dois famosos e, obviamente, ajudaram a canção a se espalhar. Agora, a modelo e dançarina que conquistou o coração dos dois famosos decidiu entrar na polêmica. Com uma foto no Instagram intitulada “Ibiza nas férias”, Natalia Barulich voltou a incendiar a rede social com uma postagem que foi interpretada como uma resposta ao seu ex.

Sobre Maluma, se sabe que começou no futebol e o trocou pela música, que seu nome artístico corresponde às primeiras sílabas dos nomes da sua mãe, Marly, do pai, Luis, e da irmã, Manuela. Que adora moda e entendeu perfeitamente o papel dela na fama, como quando desfilou para a grife Dolce & Gabanna, e também o do futebol, ao qual já estava vinculado. O colombiano associou sua voz à Copa de 2018, na Rússia, e ganhou um European Music Award da MTV, entre outros.

Seus amores também estiveram sob os holofotes. Em setembro de 2019, depois de dois anos de relacionamento, Natalia Barulich publicou um comunicado onde confirmava os rumores de rompimento: “Amo muito Juan Luis, mas neste momento precisamos dar um tempo para nós e nossas carreiras, para que possamos continuar crescendo como artistas e indivíduos”. Depois, os atritos acabaram expostos nas redes. Em janeiro, Maluma publicou em seu Instagram uma foto sorridente, sob o título: “Quando sua ex te liga pedindo para voltar”. Mas foi a resposta da sua ex-namorada que deu pano para a zoeira. Em um dos comentários, ela escreveu: “Maldição com o ex, lol”. E enquanto ela se relaciona com Neymar, Maluma foi visto em Nova York com a modelo canadense Winnie Harlow.

O novo disco

Maluma enquanto isso já está ativo de novo em sua rede social –só passou dois dias fora – e continuou promovendo a famosa canção e seu álbum, inspirado no retorno ao reggaeton da Medellín da década de 90, onde cresceu. Na quarta-feira participou da Pure Golden Hour Sessions, uma nova série de shows virtuais durante o entardecer, e apresentou também sua linha de roupas. “Esta colaboração [com uma marca de cerveja] é a expressão perfeita do que sou como pessoa, e não há melhor maneira de lançar a coleção do que com um show épico de fim do verão [boreal], estreando meus novos sucessos no contexto da hora dourada em Miami”, disse o cantor.

Papi Juancho representa uma nova etapa artística mais afastada das imagens de Maluma Baby ou do dirty boy, com as quais ficou famoso. Este quinto álbum recorda seu nome de batismo, Juan Luis Londoño Árias, e o apelido carinhoso usado pelos mais íntimos. Muitas das 22 faixas refletem um desejo de voltar às suas raízes com o reggaeton, do qual disse que tinha se distanciado ao “se tornar um artista mais pop”.

E embora Hawái tenha atraído todos os holofotes, o cantor cita Medallo City como uma das mais importantes do disco. “É um trap com salsa”, disse à imprensa local. Mas vai além: é uma canção em parlache, como se conhece a gíria local que muda a ordem das sílabas nas palavras e é a oportunidade para homenagear a sua cidade: “Que Medallo [Medellín] não é Pablo Escobar, há uma história melhor para contar”, canta Maluma, que convidou músicos que admirava para cada uma das faixas do álbum.

O isolamento por causa da quarentena, segundo ele, foi imprescindível na criação do disco. “2020, um ano difícil, mas somos positivos. O disco mais filho da puta”, diz num refrão, e possivelmente não só pela pandemia do coronavírus, mas também porque suas relações afetivas andam no centro dos olhares. Além de Hawái, mas também ADMV (Amor de Mi Vida), uma balada romântica, que faz parte do álbum, fala dos amores que “são para toda a vida e que, quando o tempo passa, temos que dizer adeus”, como contou ao jornal El Tiempo.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2020
    S T Q Q S S D
    « ago    
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930