Corpo de Elsimar Coutinho será cremado nessa terça-feira no Jardim ...
AOS LEITORES E OUVINTES
Bahia em Pauta reproduz e compartilha com seus leitores o texto da jornalista Denis Rivera – uma das repórteres  mais brilhantes, atuantes e marcantes do jornalismo na história da televisão baiana – em seu espaço no Facebook, logo em seguida à divulgação da notícia da morte do Doutor Elsimar Coutinho  em um hospital de São Paulo. Parabéns a Denis pelo belo e expressivo depoimento. Todas as honras e reconhecimento ao notável cientista que partiu ontem, e cujo corpo retorna nesta terça-feira de agosto, para ser cremado no Jardim da Saudade (Brotas) ( Vitor Hugo Soares, editor do BP)
=====================================
Elsimar Coutinho:Um ser precioso.
Denis Rivera
Um ser precioso. Desde a pílula do homem até anticoncepcionais sub cutâneos. Pioneirissimo nos estudos de AIDS.
Numa entrevista ao vivo, ele falava do comportamento dos vírus e explicava que a doença ía parar de matar porque os virus não queriam morrer, desaparecer – e cada ser humano que morria, matava com ele bilhões de vírus. Eu retruquei: “Professor, do jeito que o senhor fala parece que o vírus pensa…”. Ele de pronto: “Não, mas a natureza biológica pensa por ele!”. Assim mesmo, com exclamação no fim. Era a forma peculiar que ele tinha de explicar a ciência.
Em 1985 ou 86, um amigo prestes a casar me conta que andava com dores no órgão sexual. Hummm… Peço socorro a Elsimar, (essa foi só uma das tantas e tantas vezes) achando que ele ía indicar algum colega. Nada, mandou que eu levasse meu amigo até ele. Lá fomos. Rua Chile. Entramos numa sala pequena, meio apertada, lotada de mulheres. Grávidissimas. Era um atendimento gratuito que Elsimar dava num edifício ali… A cena está na minha memória como um quadro feliniano. Todo mundo paralisou olhando pro meu amigo, e eu, gaiata, apresentei Paulo: “Nem se preocupem, ele está passando muito bem…”. Depois da gargalhada geral veio Elsimar. Tratou a gente como filhos, alunos, amigos queridos. Como fazia com todos. Viver dava prazer a ele. Gente dava prazer a ele.
.
Perdemos um homem raro.
Fique bem Professor. O Senhor fará falta.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • agosto 2020
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31