Fernando Neves - Ator - YouTube
 Fernando Neves: teatro baiano perde ator referencial.
 

DO CORREIO24H

Da Redação

 

Morre o ator e professor de teatro Fernando Neves (Foto: Divulgação/Hessel Produções)

Fernando Neves, um dos mais renomados atores do teatro baiano, morreu nesta sexta-feira (26). Segundo relatos de amigos ao CORREIO, Neves foi vítima de complicações da covid-19.

Natural de Belém (PA), onde começou a atuar, em 1955, Fernando Neves encenou diversos espetáculos na Bahia, como “O sonho” e “Check-up”, que ficou em temporada entre 1977 a 1987 no Teatro Gamboa.

Formado em Direção Teatral e Licenciatura em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Neves foi professor de teatro do Colégio Estadual Severino Vieira e diretor de teatro infantil da Ufba durante três anos.

Para Fernando Guerreiro, Neves “era um cara muito generoso”. “Quando subia no palco sua alma transbordava emoções genuínas, na coxia era um colega especial, dedicado e atencioso. Foi meu mestre e de vários artistas do tablado. Fernando Neves vai deixar saudade, muita saudade!”.

O diretor Gil Vicente Tavares também lamentou a perda. “Saramunga, obrigado por insistir numa profissão tão sofrida até o fim. Um ator nunca morre, vira repertório. Agora, você é mais um ponto de luz iluminando o palco da nossa história. Bom saber que vou lembrar de você sempre rindo e feliz”, escreveu em uma rede social.

 NO FACEBOOK
Morre ator Fernando Neves
Faleceu o ator de cinema e teatro Fernando Neves, aos 80 anos. Era natural de Belém e teve intensa participação na Bahia. No Festival de Cinema de Brasília, em 2005, foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante, por seu trabalho em “EU Me Lembro” (Foto), de Edgard Navarro.
No teatro, atuou em peças como “Quincas Berro d’Água”, “Em Família”, “Volta ao Lar”, “O Sonho”, “Deus Lhe Pague”, “Os Sete Gatinhos”, “O Jardim das Cerejeiras”, “Brutos Inocentes” e “Check-Up”
Filmografia
2019 Maria do Caritó
2012 O Homem Que Não Dormia
2005 Eu Me Lembro
1975 Iracema – Uma Transa Amazônica
1974 Brutos Inocentes
1966 Um Diamante e Cinco Balas
Fonte: IMDb
 

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos