jun
03
 
Morre, aos 88 anos, ex-deputado estadual e ex-vice prefeito de ...

Em homenagem a Marcelo Duarte o Bahia em Pauta reproduz depoimento candente , justo e sempre brilhante do professor Thomas Bacellar, publicado originalmente em seu espaço no Facebook. Thomas um dos mais destacados advogados criminalistas do País, ex-professor de Direito Penal na UFBA, ex-diretor  da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador, mais de uma vez eleito presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, corajoso e firme ex-conselheiro federal da OAB, nos anos mais temerários de combate à ditadura e defesa das liberdades democráticas. O BP e este seu editor se rejubilam em poder publicar este texto em reconhecimento e tributo a Marcelo Duarte.(Vitor Hugo Soares)

 ==================================
Thomas Bacellar é Mais OAB, é Mais Luiz Viana - YouTube
 HOMENAGEM A MARCELO DUARTE
Thomas Bacelar
Nos ingratos dias que correm, a perda de um amigo de décadas e companheiro de tantas lutas profissionais causa-nos profunda consternação e empobrecimento ao mundo jurídico, político e social.
É ainda sob a emoção da brusca notícia do seu falecimento que tentamos traçar-lhe um breve perfil, não para exaltar seu nome, mas por imposição de deveres nossos de consciência.
Filho e neto de juristas, o sonho maior de MARCELO era seguir o radioso exemplo familiar, tornando-se bacharel em Direito também.
Com tal propósito, ao abrir da mocidade, percebendo já despontar as primícias da vocação, ingressou na UFBA, onde foi aluno aplicado e se diplomou, tendo sido presidente do diretório acadêmico numa época das mais extremadas agitações políticas, quando começou a sentir mais intensamente a essência e realidade do Direito, bem como os primeiros triunfos na vida pública.
A corrente assertiva de que a perda das energias humanas tem como causa preponderante os “excessos” da juventude não se ajusta a nenhuma quadra do seu panorama existencial. Não houve extravagâncias lúdicas e nem se expandiu em experiências múltiplas de práticas esportivas. O lineamento da conduta revelou nele incomum e agudo senso de responsabilidade, próprio de quem, desde o verdor dos anos, via, atrás de si, um longo esteiro de luz, com nomes cercados de auréolas, transmitidas de geração em geração, que pesavam sobre seus ombros.
Mas não foi em vão o desaproveitamento do tempo.
A variedade da erudição possibilitou-lhe alçar voos altaneiros, com méritos reais, exercendo cargos de relevo dentro e fora da Pública Administração.
Nele se fundem o professor erudito, o político hábil, o advogado competente e o orador de amplos recursos.
No final da sua viagem, deixa-nos num momento em que o mundo se debate em crises das mais angustiantes, e sem que possa retirar a violência e a corrupção do centro de gravitação social.
Em sua vida, o verdadeiro templo religioso foi seu lar, construído com constância, afeto e dedicação à sua queridíssima esposa AMÁLIA, seus diletos filhos NESTOR, MÁRCIO e LUCÍLIA e netos, que lhe adoçaram a existência e encheram de flores o seu caminho.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos