Morre, aos 88 anos, ex-deputado estadual e ex-vice prefeito de ...
DE A TARDE

Morreu nesta quinta-feira, 28, aos 88 anos, o ex-deputado estadual e por duas vezes vice-prefeito de Salvador, Marcelo Duarte. Filho  do saudoso e  notável escritor (“Tempos Temerários”) e professor da Faculdade de Direito da UFBA, o  político era pai do secretário de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), Nestor Duarte Neto, foi também advogado, professor e diretor da Faculdade de Direito da UFBA.

O baiano, que já havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em 2019, faleceu devido ao agravamento de uma pneumonia. Em sua trajetória, ele acumulou uma série de títulos, sendo o primeiro político eleito por voto direto para vice-prefeito de Salvador depois da ditadura militar. Ao deixar o cargo, no fim da década de 80, foi nomeado secretário da Justiça e Direitos Humanos da Bahia.

Marcelo foi cassado, preso e perdeu cargos públicos durante a ditadura militar. Em depoimento à Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia, o ex-deputado citou o também falecido senador Antonio Carlos Magalhães (DEM), que apoiou o golpe militar de 1964, como personagem central nas perseguições políticas ocorridas naquela época no estado.

A cassação de Duarte ocorreu três anos depois pelo Ato Institucional número 5 (AI-5), quando havia sido eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1966. Seu último mandato foi entre 2005 e 2008, novamente como vice-prefeito da capital baiana.

Nas redes sociais, Marcelo Duarte recebeu diversas homenagens de ex-alunos e políticos baianos.”Professor Marcelo Duarte continuará vivo nas suas lições!”, afirmou o escritor e mestre em Direito Público, Jaime Barreiros Neto.

================

TRIBUTO DO BAHIA EM PAUTA: O Bahia em Pauta também esta de luto e profundamente sentido com a morte do grande homem público da Bahia, mesmo sabedor de que Marcelo Duarte viveu com intensidade. inteligência, coragem e dignidade e resistência os seus 88 anos. Um tributo especial deste editor do BP, seu ex-aluno de Direito Constitucional, orgulhosamente sabatinado por ele na prova oral do exame vestibular para a Faculdade de Direito, depois seu admirador e amigo por décadas, além de aliado e companheiro em muitas de suas maiores lutas e campanhas pelas liberdades constitucionais e pela democracia. Sim, viveremos as lições de Marcelo Duarte.  (Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos