Bahia Notícias / Municípios / Notícia / Migração de garças chama ...
Garça em migração no sertão da Bahia.

CRÔNICA

FÉ NO QUE VIRÁ

Gilson Nogueira

Media um metro, mais ou menos, com suas asas abertas. Branca, como a nuvem. Em silêncio, cheguei e fiquei,alí,extasiado, em pé. O Tanque do Meio, com suas águas mansas à disposição dos animais, no município de Santa Therezinha, na Bahia, deve continuar lá, suponho.

Era redondão, cercado de verde caatinga por todos os lados. Em uma tarde de um dia qualquer de um ano em que era, eu, ainda, sonhador, avistei aquela garça tomando banho de sol. Pensei mil coisas, ao vê-la, sozinha, em paz, como se estivesse fazendo escala para prosseguir seu voo livre de badogues e espingardas, para voltar às alturas e ficar mais perto de Deus. A imagem daquela ave, até hoje, desperta meus pensamentos de ontem.

E aqui estou, em volta de muito verde, tentando “conversar” com a Natureza. Quem sabe, aquela espécie animal não aconteça, por aqui, na Serra, nesses tempos bicudos! Hoje, ao acordar, vi um pássaro caçando seus semelhantes em uma árvore defronte à janela do meu quarto. Ele voava baixo. Ao aparecer na área, o silêncio toma o lugar da Sinfonia de Vida Silvestre. Por conta dele, corri, apanhei o celular de minha mulher, e cheguei à janela para fazer a foto. O bicho fugiu, veloz. E lembrei dos dias em que, na fazenda do amigo onde ficava o tanque da Garça da Paz abastecer-se, a vida era outra.

Havia uma calma voando em volta. Nem de leve, imaginava-se um vírus assassino matando a três por dois, no Planeta Terra, considerável parcela da população. A dor infinita está fazendo miséria, diria o poeta Castro Alves!

A tristeza tomou o lugar da alegria. Mas, mesmo assim, sonho em ver outras garças pousando em paz em algum lugar e sigo cantando. Tenho fé no que virá, como escreveu o saudoso Gonzaguinha!

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador da primeira hora do Bahia em Pauta.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Maio 2020
    S T Q Q S S D
    « abr    
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031