Confira esta seleção de bebidas com frutas, verduras e uma pitada de criatividade saborosa

 Do El país semanal

Abacate ao estilo marroquino

O abacate deixou de ser uma fruta minoritária para ocupar um lugar privilegiado nos supermercados. O Trópico, restaurante healthy do bairro Raval (Barcelona), recomenda utilizá-lo como se faz no Marrocos: feito um creme. É preciso triturar meio abacate bem maduro (80 g), leite (190 ml), meio limão (30 ml), gelo (80 g) e adoçar a gosto com stévia, xarope de agave ou mel. Para a cobertura, amêndoas picadas podem ser uma boa opção. Sirva o suco num copo grande com uma colher para raspar até o final.

Milkshake de aveia e banana

A nutricionista e instagrammer Laura Jorge —autora de Come Sano, Vive Sano (Coma saudável, viva saudável)— sugere consumir a fruta sempre inteira, mas se quisermos criar um pouco podemos experimentar um suco vegetal sem adição de açúcar. Sua clínica em Valência recomenda uma bebida à base de leite (400 ml), banana (100 g), flocos de aveia (50 g), três tâmaras, manteiga de amendoim e sementes de linho moídas. Bem batida, é uma receita que alimenta e excelente para a ansiedade.

De manhã, leite dourado

Substituir café por um suco? É o que propõe a naturopata e escritora Leire Piriz, que oferece nas livrarias digitais Zumoterapia para Las Cuatro Estaciones (Sucoterapia para as quatro estações) e Smoothies verdes. Piriz aconselha esquentar 250 mililitros de leite de coco com três cravos, uma colherada de cúrcuma, óleo de coco e pitadas de canela, gengibre fresco e pimenta negra. Deixe a mistura descansar e depois bata. “É um substituto ideal de estimulantes como o café, regula o sistema imune e melhora os processos inflamatórios da mucosa nasal”, diz.

Trio antioxidante

Jordi Barri Carles, CEO do grupo Teresa Carles Healthy Foods, recomenda fazer algo divertido: brincar com as densidades das frutas. Triture, separadamente, 125 gramas de morango e 250 gramas de kiwi. Prepare também 750 mililitros de suco de laranja. Quando tudo estiver pronto, primeiro despeje o suco de kiwi numa jarra de um litro, depois adicione lentamente a laranja e finalmente o morango. Se fizer de forma correta, você terá uma bebida em três camadas.

Dias para sabores verdes

Nesta época de confinamento forçado pelo coronavírus, quase todo mundo tenta aproveitar até a última hortaliça da geladeira. Benjamin Bensoussan, o homem por trás do sucesso dos restaurantes de comida saudável Honest Greens, convida a elaborar, por exemplo, uma mistura de espinafres, couve-de-folhas, espirulina (meia colher de café), meio abacaxi, meio limão, salsão e alguma erva aromática, como manjericão ou coentro. As “combinações livres sempre funcionam e permitem usar boa parte das verduras que ficaram no fundo da geladeira”, afirma.

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