mar
24

Do Jornal do Brasil

Saúde & Alimentação

Saúde & Alimentação

Wilson Rondó Júnior

Dez alimentos para turbinar a sua imunidade

WILSON RONDÓ JUNIOR

Macaque in the trees
Gengibre reduz inflamações e dores (Foto: Arquivo)

Em tempos de pandemia e quarentena por causa do novo coronavírus, temos visto as pessoas de certa forma desesperadas, até mesmo estocando alimentos. Embora isso seja algo questionável, o que quero destacar é a qualidade desses alimentos… Temos visto consumidores levando para casa grandes quantidades de comida industrializada e processada, quando deveria ser o oposto. É hora de priorizar alimentos que fortaleçam a imunidade, e não o contrário! Veja algumas opções nesse sentido:

Alimentos que podem ajudar na sua imunidade

1 – Cebola e alho: aumentam sua imunidade, combatendo infecções e inflamações.

2 – Limão e lima: além de serem fontes incríveis de vitamina C, tem efeito detox e ajudam a alcalinizar o seu organismo.

3 – Cogumelos: usados milenarmente de forma medicinal, fortalecem sua imunidade por serem ricos em proteínas, fibras, vitamina C, vitamina B, cálcio e outros minerais. Além disso, contêm beta-glucan, uma substância com propriedades estimulantes do sistema imunológico. Além do shitake, outros cogumelos, como o reishi e maitake, tem capacidade de modular e aliviar o sistema imunológico.

4 – Caldo de osso: o caldo de osso, produzido a partir de ossos cozidos por longos períodos, é rico em vitaminas, minerais e possui efeito calmante para condições respiratórias.

5 – Vegetais verde-escuros: são também fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes. Uma boa dica é usá-los em smoothies verdes, garantindo também uma boa dose de fibras, necessárias para sua flora intestinal – outro importante fator de proteção contra micro-organismos nocivos.

6 – Vinagre de maçã: além de ter grande poder antioxidante, apresenta também efeito contra vírus e bactérias. É usado desde a antiguidade clássica por garantir mais vigor aos trabalhadores. O ideal é o orgânico e não filtrado.

7 – Gengibre: uma das especiarias medicinais mais conhecidas, o gengibre é conhecido por melhorar a imunidade, reduzir inflamação, dor de garganta e dores em geral.

8 – Chocolate escuro: chocolates com 70% de cacau ou mais possuem boa quantidade de teobromina, que melhora a imunidade e protege as células do corpo contra os radicais livres.

9 – Açafrão: a curcumina, presente no açafrão, também atua melhorando sua imunidade. Além disso, ele tem efeito anti-inflamatório e antioxidante.

10 – Chá verde: uma ótima bebida, com diversos efeitos benéficos para a saúde. No caso do sistema imunológico, os responsáveis pelos benefícios são os flavonoides, substâncias que atuam prevenindo problemas respiratórios.

Com essa lista, certamente você terá informações suficientes para fazer as escolhas certas. É importante deixar claro ainda que nada disso promove cura com relação ao novo coronavírus. Trata-se de um reforço para sua imunidade, algo que poderá ajudar durante essa crise e mesmo depois dela. Portanto, continue seguindo as recomendações das autoridades de saúde. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

•Neuropsychopharmacology. 2015 May;40(6):1405-16.

•Proc Natl Acad Sci U S A. 2014.

•J Immunol Res. 2015;2015: 401630

•Avicenna J Phytomed. 2014 Jan;4(1):1-14.

•Current Opinion in Gastroenterology: November 2011 – Volume 27 – Issue 6 – p 496–501.

•Nutr Hosp. 2010 Jan-Feb;25(1):1-8.

•Endocr Metab Immune Disord Drug Targets. 2018;18(1):23-35.

•Int J Prev Med. 2013 Apr;4(Suppl 1):S36-42.

•J Agric Food Chem. 2015;63(32):7108-23.

•Front Immunol. 2017;8:666.

•Front Pharmacol. 2015 Feb 20;6:30.

•Advances in nutrition (Bethesda, Md.), 7(3), 488–497.

 

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos