Resultado de imagem para Carnavais no Pelourunho
CRÔNICA

Feliz  Carnazap

Gilson Nogueira

“ Escrevo”, de barriga para cima. Uma máscara ao vento lembra que o Carnaval existe. Há, antes dela, uma placa presa ao poste que sustenta um slogan da festa que irá começar, na Cidade da Bahia, dentro de 12 dias, mais ou menos. Até lá, o soteropolitana trabalha, os turistas passeiam e os guerreiros da Prefeitura arrumam a casa para que tudo saia beleza pura, como diz o baiano.

Um silêncio ensurdecedor! Cadê o toque do tambor e o sopro da charanga bêbada que, de repente, acorda à noite com seu ensaio? E aquele folião que esqueceu de tirar do pescoço o colar havaiano que sua filha lhe deu na festa feita em casa? E a marchinha que fazia vovó sair requebrando seus noventa carnavais? Há um silêncio em plena avenida, como um sinal perturbador que algo não está legal.

Será a alegria que não chegou, como aparecia, antes, nos Gritos de Carnaval? Cadê os Gritos? E as fantasias, que dominavam corpos, mentes e vitrines, na Terra do Mestre Oscar da Penha, meu saudoso colega de jornal, o eterno Batatinha, símbolo imortal do melhor samba do mundo, o nosso! E aquele desfile de beleza e picardia que esquentavam as festas de largo? Cadê as festas? De que modo poderei imaginar que, na Avenida Sete de Setembro, em obras, agora, algum palhaço resolva sair correndo perguntando às pessoas, “ você me conhece”, como a glória de ser feliz, em delírio colorido ao lembrar velhos carnavais! Na minha cabeça, em domingo manso, desfilam saudades dos memoráveis instantes vividos no maiores carnavais do planeta, os da Boa Terra. Esqueça, meu rei, parece-me dizer meu anjo da guarda! O mundo mudou! Viva a Escola Unidos do Zap! Aquela em que não se ouve o repique do tamborim. Só tocam surdo. Feliz Carnazap!

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador da primeira hora do Bahia em Pauta.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2020
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    242526272829