AOS LEITORES DO BP: Postado na área de comentários do Bahia em Pauta, a propósito do artigo de Vargas Llosa “Espanha na Vitrine” (publicado originalmente no El País e reproduzido ontem no BP), o escrito de Cida Torneros sobe ao palco principal deste site blog, pelo que representa de informação e pela extrema qualidade de forma e conteúdo do texto da autora de “A Mulher Necessária”, amiga do peito e colaboradora brilhante da primeira hora do BP. Além disso a gente estava morrendo de saudades de  ler o que esta carioca de sangue e temperamento espanhol escreve. Confira. (Vitor Hugo Soares, editor, com agradecimentos)
========================================
Resultado de imagem para Cida Torneros sobre a Espanha"
A ESPANHA NO FUTURO
 
Maria Aparecida Torneros

Denise é uma jornalista brasileira que vive na Espanha há muitos anos. Eu a visitei em 2012. Mantemos contato sempre. Ela me falou de uma série: – Essa série mostra uma Espanha no futuro, dominada pela direita, devastada, com escassez de recursos e cada vez menos liberdade, mas esse parece ser um futuro tão próximo. Excelente. É semanal

Comecei a assistir e adorei, muito bem feito, mas triste, ainda mais porque o que parecia uma realidade distante, não é. Respondi que não tenho estrutura emocional para acompanhar isso. A Espanha que amo já sofreu muito com a guerra civil e aS duas grandes guerras além da ditadura franquista.

Minha avó fugiu de lá no início da guerra civil. Contava-me a loucura nazi fascista do assassinato de pessoas nas ruas das aldeias. Claro que todos tinham perdido a razão. Pena que a Espanha de tanta Cultura e Arte adentre pelo século XXI com tamanha interrogação sobre seu futuro.

Llosa é um grande intelectual com nacionalidade também espanhola. Ao analisar o livro de José Varela Ortega, Llosa nos mostra que a Espanha está ” de moda”. Não importa se sob o comando da esquerda atualmente ou de um extrema direita hipotética na série de sucesso. O que conta é a sua vocação de terra de surpresas, superstições e eternas buscas por melhores dias para seu povo que habita regiões autônomas porém sempre nas lutas.

Viva essa Espanha tão surpreendente!

Cida Torneros é jornalista  escritora, autora de  “A Mulher Necessária”, mora no Rio de Janeiro.

Be Sociable, Share!

Comentários

Maria Aparecida Torneros on 5 Fevereiro, 2020 at 23:54 #

Vitor. Amigo. Toda a turma do BP!
Muchas gracias. Nossa Espanha segue na luta!
E nas artes. Cultura. Pintura. Poesia. Escultura. Arquitetura. Música. Dança. Culinária. Tradição. Modernidade. Fé. Ciência. Todo o universo convive ali. Hay que luchar para sobrevivir. Bravo! Olé! Viva España!


Sônia Moreira on 6 Fevereiro, 2020 at 8:04 #

Sensacional…
E viva a Espanha!


vitor on 18 Fevereiro, 2020 at 23:44 #

Sonia Moreira:
Viva a Espanha!!!
Cida:
Chega mais que o BP agradece!


Cida Torneros on 22 Fevereiro, 2020 at 8:19 #

Sonia Moreira é uma jornalista carioca, Foi minha aluna na universidade, há décadas, Depois, fomos companheiras de trabalho, estamos sempre em sintonia. Ela é descendente de portugueses do Porto. Tem mesmo uma alma portuguesa. Seu jeito de defender o Brasil, no entanto, é peculiar.
Soninha , minha amiga do chope das meninas, uma profissional das melhores, de voz doce e discursos fortes. Criatura que me orgulha como pessoa antenada ao que se passa no mundo e, principalmente, no Brasil. Numa das nossas viagens, em Visconde de Mauá, anos atrás, Soninha revelou sua face seresteira e hippie. Mas, não se enganem, ela deve estar mesmo hoje, enfiada no bloco das Carmelitas, em Santa Teres, seu reduto de folia. Obrgiada, amiga, por seu jeito de me fazer sentir assim, madrinha, irmã, amiga e fã! Feliz carnaval.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2020
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    242526272829