AOS LEITORES DO BP: Postado na área de comentários do Bahia em Pauta, a propósito do artigo de Vargas Llosa “Espanha na Vitrine” (publicado originalmente no El País e reproduzido ontem no BP), o escrito de Cida Torneros sobe ao palco principal deste site blog, pelo que representa de informação e pela extrema qualidade de forma e conteúdo do texto da autora de “A Mulher Necessária”, amiga do peito e colaboradora brilhante da primeira hora do BP. Além disso a gente estava morrendo de saudades de  ler o que esta carioca de sangue e temperamento espanhol escreve. Confira. (Vitor Hugo Soares, editor, com agradecimentos)
========================================
Resultado de imagem para Cida Torneros sobre a Espanha"
A ESPANHA NO FUTURO
 
Maria Aparecida Torneros

Denise é uma jornalista brasileira que vive na Espanha há muitos anos. Eu a visitei em 2012. Mantemos contato sempre. Ela me falou de uma série: – Essa série mostra uma Espanha no futuro, dominada pela direita, devastada, com escassez de recursos e cada vez menos liberdade, mas esse parece ser um futuro tão próximo. Excelente. É semanal

Comecei a assistir e adorei, muito bem feito, mas triste, ainda mais porque o que parecia uma realidade distante, não é. Respondi que não tenho estrutura emocional para acompanhar isso. A Espanha que amo já sofreu muito com a guerra civil e aS duas grandes guerras além da ditadura franquista.

Minha avó fugiu de lá no início da guerra civil. Contava-me a loucura nazi fascista do assassinato de pessoas nas ruas das aldeias. Claro que todos tinham perdido a razão. Pena que a Espanha de tanta Cultura e Arte adentre pelo século XXI com tamanha interrogação sobre seu futuro.

Llosa é um grande intelectual com nacionalidade também espanhola. Ao analisar o livro de José Varela Ortega, Llosa nos mostra que a Espanha está ” de moda”. Não importa se sob o comando da esquerda atualmente ou de um extrema direita hipotética na série de sucesso. O que conta é a sua vocação de terra de surpresas, superstições e eternas buscas por melhores dias para seu povo que habita regiões autônomas porém sempre nas lutas.

Viva essa Espanha tão surpreendente!

Cida Torneros é jornalista  escritora, autora de  “A Mulher Necessária”, mora no Rio de Janeiro.

Be Sociable, Share!

Comentários

Maria Aparecida Torneros on 5 Fevereiro, 2020 at 23:54 #

Vitor. Amigo. Toda a turma do BP!
Muchas gracias. Nossa Espanha segue na luta!
E nas artes. Cultura. Pintura. Poesia. Escultura. Arquitetura. Música. Dança. Culinária. Tradição. Modernidade. Fé. Ciência. Todo o universo convive ali. Hay que luchar para sobrevivir. Bravo! Olé! Viva España!


Sônia Moreira on 6 Fevereiro, 2020 at 8:04 #

Sensacional…
E viva a Espanha!


vitor on 18 Fevereiro, 2020 at 23:44 #

Sonia Moreira:
Viva a Espanha!!!
Cida:
Chega mais que o BP agradece!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2020
    S T Q Q S S D
    « jan    
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    242526272829