Por G1

Nevados de Chillán, no Chile, lançam coluna de gases nesta quinta-feira (30) — Foto: Sernageomin/Reprodução/Twitter Nevados de Chillán, no Chile, lançam coluna de gases nesta quinta-feira (30) — Foto: Sernageomin/Reprodução/Twitter

Nevados de Chillán, no Chile, lançam coluna de gases nesta quinta-feira (30) — Foto: Sernageomin/Reprodução/Twitter

Um vulcão no centro-sul do Chile lançou uma coluna de gases nesta quinta-feira (30), o que levou o governo chileno a manter um alerta laranja para as proximidades das montanhas conhecidas como Nevados de Chillán. .

De acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, o fenômeno levantou uma nuvem de gases com pequenas partículas a até 3,3 quilômetros de altura. Ao jornal “El Mercurio”, um diretor do órgão disse que a coluna de fumaça é a mais alta registrada durante todo o ciclo eruptivo das montanhas nos últimos quatro anos.

Ainda segundo as autoridades chilenas, houve um “tremor vulcânico” — fenômeno que ocorre devido ao movimento de fluidos em um sistema vulcânico como o dos Nevados de Chillán.

O Chile, inclusive, está na região chamada Círculo de Fogo do Pacífico — área do globo onde se encontram extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta, e que, por isso, concentra a maioria dos terremotos e vulcões no mundo.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos