CadernoB – Cinema

O filme brasileiro “Democracia em Vertigem” foi anunciado, na manhã desta segunda (13), como um dos indicados ao Oscar de melhor documentário longa-metragem.
Macaque in the trees
Cena de “Democracia e Vertigem” (Foto: Reprodução)

Dirigida pela cineasta mineira Petra Costa, a produção da Netflix acompanha o impeachment de Dilma Rousseff a partir de uma visão particular da diretora. A estatueta será entregue em cerimônia no dia 9 de fevereiro.

O longa chegou à plataforma de streaming em junho. Nos Estados Unidos, o filme também foi exibido em salas de cinema, requisito para concorrer ao Oscar.

Estão no documentário brasileiro imagens de impacto dos protestos de junho de 2013; do impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016; da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2018; e da vitória de Jair Bolsonaro na disputa para o Palácio do Planalto, também em 2018.

Os outros documentários indicados são o americano “American Factory”, a coprodução entre Irlanda e Tailândia “The Cave”, o macedônio “Honeyland”, também indicado a filme internacional, e a coprodução entre Reino Unido e Síria “For Sama”.

A nomeação acontece depois de a aposta brasileira para o Oscar de melhor filme internacional, “A Vida Invisível”, ter sido deixada de fora da pré-lista de indicados. (Leonardo Sanchez/FolhaPress)

Be Sociable, Share!

Comentários

Cida Torneros on 14 Janeiro, 2020 at 13:42 #

Eu gostei muito. Achei que a cineasta passa sinceridade e emoção. Claro que a realidade tem muitos ângulos ao ser abordada, mas, nesse caso, nós vimos um processo atropelado e confuso para destituir uma presidenta eleita pelo voto popular. Certamente, a história vai registrar versões múltiplas. Entretanto, neste momento de tantas crises em nosso país, vale sentir dores de todos os lados, pois todos estamos sofrendo. Todos. Esta divisão baseada em ódio é desastrosa. Como cristã e católica, rogo a Deus que encontremos caminhos de paz e entendimento pelo bem dos brasileirinhos do futuro.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2020
    S T Q Q S S D
    « dez    
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031