Em dezembro, foram vendidos 262.737 veículos novos no Brasil, o que equivale a um aumento de 12,04% em relação ao mesmo mês de 2018 (234.505 unidades) e 8,44% face a novembro passado (242.299).
O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Junior, afirmou em comunicado que 2019 foi o ano da “consolidação da recuperação do setor” devido, entre outros fatores, à queda nas taxas de juros, que estão no mínimo histórico de 4,50% ao ano, assim como às taxas de incumprimento e desemprego.A combinação desses fatores levou a “um aumento na confiança do consumidor e, também, do empreendedor brasileiro”, e, como consequência, “impulsionou a oferta de crédito”, algo que “deve continuar em 2020”, segundo o presidente da federação.“Por isso, contamos com um novo ciclo de crescimento, ainda que moderado”, com um aumento de vendas de 9,67% frente às obtidas em 2019, segundo os cálculos de Assumpção Junior.
As vendas de veículos novos no Brasil aumentaram 8,65% em 2019 face ao ano anterior, atingindo 2.787.855 unidades, entre automóveis, comerciais ligeiros, camiões e autocarros, no melhor resultado desde 2014, informaram fontes oficiais.

O resultado reflete a recuperação definitiva do setor, que alcançou um crescimento positivo nos últimos três anos, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).