Por Vladimir Netto, TV Globo

Fragmentos de óleo são encontrados em praia no Rio de Janeiro

Fragmentos de óleo são encontrados em praia no Rio de Janeiro

Fragmentos de óleo chegaram à Praia de Grussaí, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, de acordo com os órgãos do governo federal que acompanham o desastre ambiental. A força-tarefa informou que o material, detectado na sexta-feira (22), é compatível com o que já foi encontrado na costa do Nordeste e do Espírito Santo.

Manchas de óleo no Nordeste: o que se sabe sobre o problema

De acordo com o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), foram encontrados 300 gramas do óleo. Toda a área da praia, que é a principal da cidade, foi vistoriada e somente esta porção foi achada. Um grupo de militares da Marinha está no local e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se reunirão ao grupo ainda neste sábado.

Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, disse que equipes do estado e do governo federal fizeram nova vistoria neste sábado e encontraram apenas pequenos vestígios no local. “Não foram identificados outros pontos”, diz o Inea.

 

Uma equipe da Marinha está no local neste sábado (23) em São João da Barra, no RJ — Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV Uma equipe da Marinha está no local neste sábado (23) em São João da Barra, no RJ — Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV

Uma equipe da Marinha está no local neste sábado (23) em São João da Barra, no RJ — Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV

A praia de Grussaí é um dos principais destinos dos moradores e turistas de cidades vizinhas, como Campos dos Goytacazes, e sempre há expectativa para a chegada do verão, quando o público aumenta e o comércio local fatura.

 

A praia de Grussaí, em São João da Barra, fica lotada no verão, sendo um dos destinos mais procuradores de moradores de cidades vizinhas — Foto: Reprodução / Inter TV A praia de Grussaí, em São João da Barra, fica lotada no verão, sendo um dos destinos mais procuradores de moradores de cidades vizinhas — Foto: Reprodução / Inter TV

A praia de Grussaí, em São João da Barra, fica lotada no verão, sendo um dos destinos mais procuradores de moradores de cidades vizinhas — Foto: Reprodução / Inter TV

Durante evento militar na manhã deste sábado, o presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre a chegada do óleo ao Rio de Janeiro. Ele afirmou que gostaria de identificar quem cometeu o “ato criminoso” e que ainda não é possível saber quanto óleo há no mar.

“Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda a sua carga, menos de 10% chegou na nossa costa ainda. Então, nos preparemos para o pior. Pedimos a Deus que isso não aconteça”, afirmou o presidente.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2019
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930