Do Jornal do Brasil

 

Marketing, Propaganda, etc.

Marketing, Propaganda, etc.

Renata Granchi

São Francisco: Quando o marketing de uma cidade é perfeito, o mundo todo quer ir para lá

 

Popular destino turístico internacional, a cidade de São Francisco, na Califórnia, é conhecida pelas íngremes colinas, marcos históricos famosos, centro financeiro e bancário forte, ações sustentáveis, movimento pelos direitos de homossexuais, cenário de filmes de sucesso, dentre muitas outras atrações. A San Francisco Travel Association (SFTA), uma espécie de Riotur de lá, está projetando um total de 26,2 milhões de visitantes da cidade para 2019 com gasto total dos turistas na cidade na casa de 9,56 bilhões de dólares, 2,6% a mais do que a receita de 2018. Esse sucesso se deve muito ao trabalho de comunicação que é realizado por Joe D’Alessandro, presidente e CEO da SFTA, com quem tive a oportunidade de conversar em sua recente visita ao Brasil. Ele falou sobre as estratégias que utiliza para divulgar a cidade, a origem dos recursos de promoção e a importância do turismo brasileiro. Falamos ainda sobre o tema da atual campanha publicitária, sobre as semelhanças de São Francisco e Rio de Janeiro e como aumentar o fluxo de visitantes: “Estamos trabalhando muito para assegurar voos diretos entre Brasil e San Francisco, o que facilitaria muito a viagem entre nossas cidades. A partir do momento que conseguirmos este voo, tenho certeza de que muitas pessoas de lá escolherão o Rio como destino.”

Macaque in the trees
Joe DAlessandro, CEO da SFTA (Foto: Divulgação)

Você pode explicar em detalhes como é feita a promoção da cidade de San Francisco pelo mundo?

A San Francisco Travel Association promove os pontos mais atraentes da cidade para os visitantes – excelência culinária, projetos excepcionais de cultura, entretenimento e arte, festas e celebrações ricas em diversidade, beleza cênica e ícones de reconhecimento global. Também promovemos o espírito de liberdade, criatividade, inclusão e inovação, que são muito presentes em San Francisco.

Há décadas a divulgação da cidade acontece em muitos filmes. Existe um trabalho de fomento nessa escolha? É uma estratégia pensada de branded content?

San Francisco tem sido o cenário de filmes bem-sucedidos desde 1923. Todo ano, um novo blockbuster usa a cidade como locação – geralmente incluem a Ponte Golden Gate ou Alcatraz sendo atacada por um monstro. Felizmente para todos nós, toda essa visibilidade é puramente orgânica. Não pagamos para os filmes usarem nossas locações. Na verdade, as produtoras de cinema pagam a cidade pelos serviços e autorizações.

De onde vêm os recursos para divulgação da cidade mundialmente?

Nosso trabalho para atrair convenções e visitantes se faz possível através de setores de apoio público e privado. 23% de nosso orçamento de 34.8 milhões de dólares em 2017/2018 vieram do setor privado, em formas de cotas de associados, publicidade, e-commerce, entre outros. 68% vieram de uma parcela menor de receitas geradas por uma taxação sobre hospedagem em hotéis de San Francisco (veja www.sftid.com para informações adicionais). O equilíbrio se dá a partir de contratos com a Grants for the Arts (GFTA – https://sfgfta.org/) e o SFO – San Francisco International Airport.

Qual o maior mercado, o americano ou o internacional, em termos de quantidade de visitantes? Vocês têm diferentes estratégias para cada país?

A visitação internacional para San Francisco é projetada para compreender 29% do total de visitantes e 62% dos visitantes que se hospedaram na cidade em 2019. A San Francisco Travel Association está projetando um total de 26,2 milhões de visitantes da cidade para 2019, o que representa um crescimento de 1,5% em relação aos 25,8 milhões de visitantes em 2018. O gasto total dos turistas na cidade deve alcançar 9,56 bilhões de dólares – 2,6% a mais do que a receita total de 9,3 bilhões de dólares de 2018.

A estratégia de marketing para cada país é desenvolvida independentemente, e para isso contamos com agências parceiras especializadas em cada mercado (para a América do Sul temos a SMI em travel trade e a PALAVRA Assessoria em Comunicação em PR). Os mercados que mais cresceram este ano são da Índia e Coréia do Sul. Os cinco principais mercados internacionais hoje em volume de visitantes são México, China, Reino Unido, Canadá e Alemanha. Os cinco principais mercados internacionais em termos de receita (média de gasto por visitantes) são China, Reino Unido, Índia, Austrália e Coréia do Sul. A San Francisco Travel tem hoje 13 escritórios de representação internacional: Reino Unido/Irlanda, Alemanha, França, Itália/Espanha, Escandinávia, Canadá, Brasil, Argentina, Pequim, Xangai, Coréia do Sul, Índia e Austrália.

Qual é a importância do Brasil no turismo de SFO?

No último ano (de 2017 para 2018) o Brasil foi um dos mercados que mais cresceu proporcionalmente (+10,2%) e chegou a 110 mil visitantes/ano. A expectativa é que este número cresça de maneira significativa nos próximos dois anos, o que é muito animador. Nós sabemos que os brasileiros estão muito interessados em aprender mais sobre San Francisco e sobre a Califórnia, então estamos trabalhando junto à imprensa para contar a história da cidade e para atualizar vocês sobre as novidades. Enquanto nossos esforços estão focados em gerar visibilidade, estamos constantemente avaliando as melhores plataformas para a comunicação. Ao mesmo tempo, estamos comprometidos com o trade de turismo, de modo que operadoras e agências de viagem possam promover ativamente o destino.

A cidade do Rio tem fortes semelhanças com San Francisco, mas o turismo californiano é muito mais atrativo. Que conselhos você daria para fomentar o turismo do Rio? Como trazer mais americanos para cá?

Eu amo o Rio! É uma cidade deslumbrante, com uma paisagem linda e pessoas muito amigáveis e atenciosas. Essas qualidades do Rio me remetem muito a San Francisco. Estamos trabalhando muito para assegurar voos diretos entre Brasil e San Francisco, o que facilitaria muito a viagem entre nossas cidades. A partir do momento que conseguirmos este voo, tenho certeza de que muitas pessoas de lá escolherão o Rio como destino.

Em 2017 o tema escolhido para a campanha da cidade foi a diversidade, em voga ainda hoje. Como é feita essa escolha temática? Quais critérios utilizam?

Nosso foco nesse ano e no próximo será “diversidade e inclusão”, tendo em vista que estamos nos preparando para o 50o aniversário da Parada LGBTQ, “Pride Parade”, em 2020 – a nossa foi a primeira do mundo. San Francisco sempre foi e sempre será um lugar em que se celebra a diversidade e inclusão, e eu sinto que isso é mais importante do que nunca atualmente. Temos muitas histórias para contar através de nossos pilares da marca, então podem aguardar muitas novidades em 2020.

San Francisco sempre está à frente das tendências e de uns tempos pra cá investe na onda verde para ser uma cidade sustentável. Faz inúmeras ações e já conquistou o título da cidade que menos desperdiça nos EUA. A cidade tem cada vez mais se posicionado a favor da sustentabilidade. Isso se torna um diferencial principalmente para o turista mais consciente. Quais os planos e metas para os próximos anos nessa área?

Nosso recém-expandido centro de convenções hoje tem a maior pontuação na certificação LEED e isso é apenas um exemplo de como a sustentabilidade está enraizada na infraestrutura da cidade. Já banimos isopor, sacolas e canudos de plástico. Nosso próximo objetivo é acabar com resíduos descartáveis, como copos de café e embalagens pra viagem. Vale a pena acompanhar San Francisco, que está sempre buscando novos caminhos sustentáveis para a cidade.

Se fosse possível definir San Francisco em uma palavra, qual seria?

Diversidade. San Francisco é como uma tapeçaria rica em pessoas, culturas e estilos de vida completamente diversos. Isso se reflete na variedade de artes, celebrações e comidas com quais os visitantes podem se deliciar e aproveitar. Diversidade é uma das maiores forças de San Francisco, algo que é extremamente valorizado e defendido pelos locais.

O que representa, para um profissional de marketing, a chance de fazer o marketing e cuidar da imagem da sua cidade?

Vivemos em momentos de incerteza e fervorosos discursos políticos aqui e no mundo. Eu quero assegurar que a marca de San Francisco reflita nossa cidade. Uma cidade que sempre foi e sempre será acolhedora e inclusiva, uma cidade que tem orgulho de ser um hub de inovação e que atrai criadores e pensadores do mundo todo. Mas também uma cidade conhecida por sua incrível beleza e bairros ímpares, alta gastronomia, arte e muito mais. Nenhuma viagem a San Francisco é igual, e nós convidamos todos para virem experimentar sua própria San Francisco.

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