Por G1 AL
Manchas de óleo atingiram 11 locais em Alagoas — Foto: Reprodução/TV Gazeta
 9 municÃpios de Alagoas foram atingidos por manchas de óleo, de acordo com o relatório mais recente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), atualizado no sábado (27). De acordo com o Ibama, o petróleo cru atingiu 112 locais no Litoral do Nordeste.
De acordo com o relatório do Ibama, a primeira mancha em Alagoas foi avistada no dia 7 de setembro no municÃpio de Japaratinga, no Litoral Norte, e a última mancha surgiu no dia 27 de setembro no municÃpio de Coruripe. Já Marechal Deodoro e Roteiro apresentam a maior quantidade de manchas, duas em cada municÃpio.
O número de cidades atingidas por manchas de óleo subiu para 53 desde o inÃcio de setembro. Alagoas é um dos 8 estados atingidos pela mesma substância. Segundo o Ibama, trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo.
A investigação do Ibama com apoio dos bombeiros do Distrito Federal apontou que o petróleo que está poluindo todas as praias é o mesmo. Mas a origem da substância ainda não foi identificada. A Petrobras informou que o óleo encontrado nas praias não é produzido pelo Brasil.
Voluntários e estudantes de escolas públicas fizeram um mutirão de limpeza na Praia da Barra de São Miguel.
Confira a lista dos locais atingidos em Alagoas (atualizada em 27/09/2019):