DO UOL/FOLHA
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, continua sendo o mais bem avaliado do governo Jair Bolsonaro, tendo um patamar de apoio maior que o do próprio presidente, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada hoje.

Segundo o levantamento, Moro é conhecido por 94% dos entrevistados. Dos que afirmam conhecer o ex-juiz, 54% avaliam sua gestão no ministério como ótima ou boa. Outros 24% consideram regular e 20% ruim ou péssima. Os que não responderam somaram 2%. A pesquisa foi feita na quinta e na sexta-feira da semana passada.

Em comparação, 29% dos entrevistados aprovam o governo Bolsonaro; 30% consideram regular e 38% avaliam como ruim ou péssimo (2% não responderam).

O levantamento mostrou que a avaliação de Moro se manteve intacta desde o último Datafolha, realizado em julho, com variações dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Naquela ocasião, 55% consideravam sua gestão boa ou ótima, 21% avaliavam como regular e outros 21% como ruim ou péssima (3% não responderam).

Moro e Bolsonaro

No intervalo entre as pesquisas, Moro enfrentou algumas crises, como a interferência do presidente na escolha de cargos da Polícia Federal, subordinada ao ministério, e a publicação de novas reportagens sobre as mensagens que trocou com integrantes da força-tarefa da Lava Jato enquanto era o juiz responsável pela operação.

Ontem, em entrevista à Folha de S. Paulo, Bolsonaro disse que Moro era ingênuo até chegar ao governo. Apesar das alfinetadas, a pesquisa mostra que entre os que conhecem Moro, consideram sua gestão como ótima ou boa 80% dos que votaram em Bolsonaro, 88% dos que aprovam o governo e 89% dos que dizem sempre confiar no que o presidente diz.

Avaliação de outros ministros

O levantamento também mediu a avaliação de outros quatro ministros do governo: Abraham Weintraub (Educação), Paulo Guedes (Economia), Tarcísio Gomes (Infraestrutura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente). Weintraub e Salles são os mais mal avaliados: entre os que dizem conhecê-los, 32% e 33%, respectivamente, consideram sua gestão ruim ou péssima.

A pesquisa mostrou que deste grupo Guedes é o mais conhecido (81% disseram saber quem ele é) e Weintraub, o menos (31% afirmam conhecê-lo). O titular da pasta da Economia é o segundo mais bem avaliado, perdendo apenas para Moro. Ele soma 38% de ótimo e bom entre os que dizem conhecê-lo.

O Datafolha ouviu 2.878 pessoas em 17 cidades de todas as regiões do país. O nível de confiança é de 95%.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2019
    S T Q Q S S D
    « ago    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30