Resultado de imagem para Bolsonaro em Sobradinho (BA) usina solar
Em Sobradinho, Bolsonaro inaugura usina solar flutuante e manda
aviso a Rui Costa e seus colegas do NE: “isso aqui não é Cuba”!
Resultado de imagem para Governadores se reunem em Salvador e criam "Consorcio Nordeste
…e governadores criam “Consórcio Nordeste” em Salvador.

ARTIGO DA SEMANA

Sobradinho, Vale do São Francisco: Bolsonaro em acerto de contas no Nordeste

Vitor Hugo Soares

Treze dias depois da batalha do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, o presidente da República, em sua conduta confessa de governo “de direita”, desceu de novo em solo baiano, segunda-feira 5, do mês de agosto que promete! Desta vez, em Sobradinho, nas barrancas do São Francisco – rio da minha aldeia -, para inaugurar os cata-ventos sobre plataformas, do inovador projeto de produção de energia eólica do monumental lago artificial da hidrelétrica da Chesf, no Nordeste, dez vezes maior que a Baia de Guanabara. Cenário sob medida para o novo acerto de conta de Jair Messias Bolsonaro com os separatistas governadores “de esquerda” da região, bem na área em que a letra da famosa canção de Sá e Guarabi ra prevê que “o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”.

Dias antes, reunidos em Salvador, capital administrada pelo prefeito ACM Neto, presidente nacional do DEM e aliado de peso do mandatário do Planalto, os 9 sediciosos gestores nordestinos promoveram a mais badalada e desafiadora reunião contra o governo da União, desde a eleição e posse do novo dono da chave do cofre da “Viúva”, que arrancou do poder e tomou pelo voto, de quase 60 milhões de eleitores, o mando das mãos do petismo dominante durante quase 14 anos. Sob comando de Rui Costa (PT-BA) e forte influência de Flavio Dino (PC do B-MA), cujo nome e procedência causam urticárias no presidente, os nove chefes políticos da região criaram o “Consórcio Nordeste”, entidade que, propagam seus articuladores, viabilizará parceri as autônomas entre os estados dos replicantes gestores.

Depois, perfilados lado a lado, os manda-chuvas nordestinos posaram para fotos e vídeos, bem ao velho estilo marqueteiro vigorante nos governos Lula e Dilma, que acabaram mal, como se sabe. Esta semana, o petista da Bahia, “presidente do Consórcio”, falou sobre reunião com embaixadores da Itália e da Espanha, “para promover um mapa de oportunidades para a região como um todo”. Para oposicionistas, a exemplo do deputado Targino Machado, líder da oposição na Assembléia baiana, a reunião e o consórcio não passam de uma forma de “criar espuma” enquanto os estados enfrentam uma grave crise financeira, com investimentos em baixa e servidores descontentes e indignados, principalmente os professores.

Em Sobradinho, no palanque da inauguração, Bolsonaro não perdeu tempo nem mediu palavras para dar o troco, bem ao seu estilo e gosto: “O que esses governadores pretendem? Querem fazer disso (do Brasil) uma Cuba?”, perguntou sob aplausos de prefeitos, vereadores, empresários, populares e convidados especiais. “Não tenho preconceito contra nordestinos, mas não gosto de governador corrupto e da esquerdalha canalha”, completou. O governador da Bahia, a exemplo da entrega do aeroporto Glauber Rocha, também não foi ao ato no Vale do São Francisco. “Ele teria sido bem recebido por todos aqui. Rui Costa diz  que tenho preconceito, mas ele é que se revela preconceituoso, mais uma vez”.
Precisa desenhar? Responda quem souber. E pode apostar que não ficará só nisso.

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail: vitors.h@uol.com.br

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos