ago
09
Postado em 09-08-2019
Arquivado em (Artigos) por vitor em 09-08-2019 00:18

PORTAL TERRA BRASIL

Imagem criou uma das capas de disco mais conhecidas da história da música

Paul Sandle

 

Centenas de pessoas se reuniram junto à faixa de pedestres mais famosa do mundo na Abbey Road, nesta quinta-feira (8), para comemorar o 50º aniversário do dia em que os Beatles foram fotografados no local, criando uma das capas de disco mais conhecidas da história da música e uma imagem imitada por fãs incontáveis desde então.

A foto de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr cruzando a faixa de pedestres de Abbey Road foi tirada diante dos estúdios de gravação da EMI onde estes registraram o álbum homônimo em 1969.

Aniversário de 50 anos da foto dos Beatles em Abbey Road 08/08/2019 REUTERS/Henry Nicholls

Aniversário de 50 anos da foto dos Beatles em Abbey Road 08/08/2019 REUTERS/Henry Nicholls

Foto: Reuters

O fotógrafo escocês Iain Macmillan só tirou seis fotos do grupo no local, e a quinta foi usada para a capa do 11º disco da banda, lançado no dia 26 de setembro de 1969.

A foto mostra Lennon de terno branco na dianteira do grupo. Ringo está de terno preto, Paul está descalço e segurando um cigarro e Harrison veste jeans azul. Um Fusca aparece estacionado ao fundo.

O Fusca voltou à posição nesta quinta-feira enquanto o tráfego era lento nas ruas movimentadas enquanto dezenas de fãs desfilavam pela faixa preta e branca para tirar fotos como lembrança.

“Abbey Road”, que foi escolhido pelos leitores da revista Rolling Stone como o melhor disco dos Beatles em 2009, foi o único dos álbuns originais britânicos do grupo a não estampar nem o nome da banda nem o título na capa.

O disco foi o último a ser gravado por todos os quatro membros da banda juntos, e tem faixas compostas por cada um deles, como “Come Together”, de Lennon, “Here Comes the Sun”, de Harrison, “Maxwell’s Silver Hammer”, de Paul, e “Octopus’s Garden”, de Ringo.

Menos de um ano depois de “Abbey Road” ser lançado, a banda de rock que mais vendeu discos se separou, encerrando uma revolução musical de uma década que transformou os anos 1960 e lançou as fundações da cultura popular moderna.

Os estúdios, que mais tarde foram rebatizados de Abbey Road, e a faixa de pedestres receberam o status de proteção governamental em 2010.

Algumas pessoas acreditavam que McCartney tinha um cigarro na mão direita, apesar de ser canhoto, o que provaria que a pessoa na fotografia era um impostor. Também viam outras mensagens ocultas na imagem, por ele ser o único com a perna direita à frente, ao contrário de seus companheiros.

E, além disso, só ele estava descalço, entre outros elementos que alimentavam a teoria de que o músico havia morrido e tinha sido substituído por um sósia.

– Peregrinação –

Abbey Road Studios fica em St. John’s Wood, uma parte residencial rica do noroeste de Londres.

Construído em 1829, era originalmente uma casa de nove cômodos antes de ser transformado no primeiro estúdio de gravação do mundo, em 1931.

Inicialmente foi usado para gravações de música clássicas, mas acabou se abrindo para o jazz, grandes bandas e, eventualmente, o rock.

Quase 190 das 210 músicas dos Beatles foram gravadas no local. A casa de McCartney em Londres fica bem na esquina do endereço célebre.

O lugar atrai beatlemaníacos de todo o mundo desde então, com inúmeros fãs sendo fotografados enquanto atravessam a faixa para reproduzir a imagem imortalizada.

O cruzamento também é continuamente transmitido ao vivo pelo site do estúdio.

O estúdio, normalmente fechado ao público, desistiu de tentar dissuadir os visitantes de rabiscar grafites no muro branco do jardim e agora incentiva as manifestações.

A faixa de pedestres ganhou status de monumento histórico inglês em 2010.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos